De acordo com a Pesquisa Focus, divulgada hoje (7) pelo  BC (Banco Central), o mercado voltou a subir a perspectiva para a inflação este ano. A estimativa é de que o aumento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para 2022 seja de 5,44%, revela a Folha. Na hotelaria, a elevação compromete diretamente a margem de lucro dos empreendimentos, que já é pouco expressiva. Dessa forma, a alta das diárias médias aparece como alternativa mais viável para contornar este cenário.

Na semana anterior à pesquisa, a projeção de crescimeto era de 5,38%, resultado que superaria a meta de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. O levantamento aponta ainda que a expectativa para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano segue sendo de 0,30%, enquanto para 2023, caiu 0,02%, atingindo 1,53%.

Para o ano que vem, a projeção de crescimento da inflação é de 3,50%, ficando acima do centro da meta, de 3,25% – também com margem de 1,5 ponto. A taxa de juros, por sua vez, continuou sendo estimada em 11,75% ao fim deste ano e 8,0% em 2023.

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) subiu 2,01% em janeiro. O resultado representa alta de 1,25% frente a dezembro de 2021 e ficou acima da expectativa de 1,78%, segundo pesquisa da Reuters. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 16,71%.

O IPA-DI (Índice de Preços ao Produtor Amplo) também observou avanço no período, registrando alta de 2,57% frente ao mês anterior. O mesmo movimento foi observado no IPC (Índice de Preços do Consumidor), que subiu 0,49% no período analisado. A pesquisa da instituição aponta que o resultado é reflexo da aceleração de commodities e combustíveis

Hotelaria: aumento das diárias médias pode driblar inflação

Diante de um cenário de constante alta inflacionária, é importante que a hotelaria saiba equilibrar a equação inflação x diária média. Afinal, se o hoteleiro não elevar as tarifas, pode ter problemas sérios. Orlando Souza, presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), pontuou, em entrevista ao Hotelier News, que os hotéis não podem esperar a estabilidade das ocupações para elevar os preços. “É na tarifa que se recupera a performance do futuro. Se continuarmos a jogar para baixo, não vamos virar a chave”, destaca.

Em sua participação no Hotel Trends, Pedro Cypriano, sócio-diretor da HotelInvest, afirmou que o aumento das diárias é ainda mais relevante neste momento. “Precisamos dar saltos inclusive para equilibrarmos as contas em um cenário de inflação galopante e ainda de ociosidade no setor. Por isso, recomendo que o hoteleiro passe a discutir o potencial de aumentos de R$ 30,00 ou R$ 50,00 nas tarifas”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Pixabay