Após dois anos de crise, a hotelaria está voltando a acreditar em dias melhores. Isso porque o avanço da vacinação, aliado ao relaxamento de medidas restritivas contra a Covid-19, tem permitido um pouco mais de otimismo, apesar da incerteza trazida pelo surgimento da variante Ômicron. Na B&B Hotels, o cenário não é muito diferente da grande maioria das operadoras,  ou seja, de melhora gradual.

Nos primeiros meses de 2022, a rede teve ocupação média de 60%. O resultado – creditado em boa parte à alta da demanda de lazer – se aproxima do dobro do obtido em igual período de 2021, quando o indicador ficou na casa dos 38%. Já sobre o corporativo, a B&B aposta em recuperação no segundo semestre, a partir do momento que a gradual demanda de eventos acelerar. A afirmação é de Rodrigo Tort, gerente de Vendas e Marketing da B&B Hotels, que conta com seis unidades no país.

“No começo do ano, temos dois hotéis da Zona Sul do Rio de Janeiro aparecendo como grandes destaques, por conta da alta na demanda de lazer, que vem crescendo em ritmo mais acelerado que o segmento corporativo”, afirmou Tort em entrevista ao Hotelier News.

“Tivemos ocupação de 75%, tanto em janeiro, quanto em fevereiro, nesses empreendimentos, superando o acumulado geral do período”, completa. Por outro lado, o executivo também pontua que, apesar da ocupação expressiva para esse período de retomada, os hotéis da cidade também sofreram com os impactos da nova cepa da Covid-19.

Rodrigo Tort - BB_Hotels

Tort: demanda de lazer tem se recuperado em ritmo mais acelerado que o corporativo

 

“Por conta do surgimento da Ômicron, tivemos que segurar a flutuação das tarifas last minute. Para seguir todos os protocolos, essa modalidade, que nos proporcionaria ganho de diária média, teve que ser limitada. Além disso, a nova cepa também comprometeu levemente a ocupação em dias de semana”, explica.

Voltando ao corporativo, Tort ressalta que os destaques nesse início de ano foram São Paulo e Uberlândia (MG). “Nosso empreendimento de Uberlândia foi o que ficou menos tempo fechado. Lá, o mercado exigiu muito de nós, por conta das atividades ligadas ao agronegócio e tecnologia”, acrescenta.

Expectativas

Ainda segundo Tort, a B&B Hotels conseguiu atingir o orçamento previsto para os dois primeiros meses de 2022, o que traz boas perspectivas para os próximos meses. “Estamos prevendo uma ligeira queda na ocupação, mas, ainda assim, acredito que iremos permanecer acima dos anos anteriores e bem próximos dos níveis pré-pandemia”, afirma.

Para retomar de forma mais efetiva, explica o executivo, a rede depende de um ponto crucial: os eventos. “Estamos vendo essa demanda voltando. Com a retomada do corporativo, consequentemente teremos alta considerável nos indicadores, deixando-nos mais confiantes para bater o orçamento do ano”, destaca.

Além disso, a realização de um “segundo Carnaval”, em abril, foi benéfica para a rede, visto que, no mercado carioca as vendas para o período já estão bem adiantadas, com previsão de ocupação máxima.

Expansão

Em relação a novos projetos, Tort confirmou a abertura de três hotéis até o fim de 2022 ou início de 2023, sendo dois no Rio de Janeiro e um em Presidente Prudente (SP).

“Além disso, estamos negociando mais alguns empreendimentos. As possibilidades estão à disposição no Brasil. Então, gostamos de escutar as oportunidades que existem. De fato, queremos abrir novos hotéis, mas precisa fazer sentido para nós, não só no modelo de locação, mas também de franchising e administração hoteleira. Por mais que o modelo de locação tenha dado muito certo no Brasil, não queremos nos limitar só a isso”, reforça.

Atualmente, a B&B Hotels possui mais de 600 hotéis e a meta é chegar a 3 mil empreendimentos no mundo até 2030.

Parceria B&B e Modularis

Avaliando a parceria firmada com a Modularis, Tort explica que foi uma decisão acertada para a B&B. “O modelo de negócios da Modularis foi algo que nos chamou bastante atenção, por ser ligado a estratégias ESG. O planeta precisa para atingir um crescimento sustentável”, afirma. “Estamos negociando novos projetos já dentro dessa parceria e a Modularis tem atuado realizando showrooms para apresentar modelos de construção modular”, completa.

Lançado recentemente, o programa de fidelidade da rede começou a apresentar os primeiros resultados. Desde que foi lançado, o programa conta com mais de 2,5 mil clientes ativos, mais de 50 mil interações e cerca de 40 clientes já ganharam cortesias.

“Vimos a necessidade de criar vários pontos que fossem trabalhar a fidelização do cliente nos canais diretos. Todo hóspede que compra em um desses canais tem o melhor preço garantido, além do direito de girar uma roleta de prêmios instantâneos”, finaliza Tort.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Booking.com

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal