Atrio comemora resultados de hotéis de luxo no 1º semestre
29 de julho de 2022No primeiro semestre desse ano, os empreendimentos de luxo administrados pela Atrio Hotel Management faturaram alto. Entre os destaques, tanto em receita, quanto em ocupação, estão o LK Design Hotel (SC) e Grand Mercure Curitiba Rayon.
“Nós trabalhamos focados na eficiência de gestão que se traduz, em poucas palavras, na oferta do melhor atendimento possível ao hóspede e na entrega do melhor resultado ao investidor. Essa premissa está em nosso DNA. E isso é possível em todas as categorias hoteleiras porque parte de um modelo de gestão que se aplica a todos os segmentos”, afirma Beto Caputo, CEO da Atrio, ressaltando que os mais de 70 hotéis administrados pela empresa tiveram resultados expressivos.
No LK Design Hotel, a taxa de ocupação cresceu 105% em relação ao primeiro semestre de 2021. Já a diária média avançou 35% na mesma base comparativa. “Nosso resultado ficou 25% acima do projetado”, completa o executivo.
No hotel, a retomada da demanda internacional foi um dos destaques, respondendo por 18% dos hóspedes do empreendimento no semestre. No mercado doméstico, os principais mercados emissores foram Santa Catarina (30%) e São Paulo (25%). “Os números reforçam que o turismo regional ainda é forte para o segmento”, afirma Miler Barros, gerente geral do LK Design Hotel.
Outros indicadores
No Grand Mercure Curitiba Rayon, o aumento da ocupação chegou a 50%, tendo junho como o melhor mês, com o indicador atingindo 63%. O faturamento, por sua vez, foi de R$ 5,9 milhões, ficando 5% acima do orçamento previsto para o semestre.
Na divisão de nichos, o segmento de lazer respondeu por 40% da ocupação. Os encontros corporativos, por sua vez, ficaram com 30% dessa fatia, enquanto shows e eventos sociais chegaram a 30% da demanda.
Os resultados expressivos chegam após exatamente um ano da entrada do hotel no portfólio da Atrio. “Quando assumimos o empreendimento, no ano passado, a taxa de ocupação não chegava a 20%. Isso, aliado à baixa demanda por eventos, afetou o desempenho global da operação. Em um ano, tivemos recuperação rápida, impulsionada pela melhora no cenário, combinada com a eficiência da gestão”, destaca Fernando Kanbara, gerente geral do hotel.
Investimentos e perspectivas
Para Caputo, o luxo se baseia nas premissas de excelência, inovação e identidade própria. Assim, o executivo enumera uma série de investimentos a serem feitos para elevar os serviços nos hotéis.
No LK Design Hotel, as novidades começam com a construção de um novo bar no rooftop, com carta especial de drinks e petiscos. Nos próximos meses, o local terá seu espaço ampliado e mobiliário renovado. Além disso, outra estreia importante foi a área focada em bem estar, com duas salas de massagem e menu de tratamentos que contempla todas as necessidades dos viajantes.
No Osli Restaurante, espaço gastronômico do empreendimento, a adega foi ampliada, contando agora com 150 rótulos e carta que contempla produtos nacionais e internacionais.
Já no Grand Mercure Rayon, as novidades incluem a troca das TVs dos apartamentos, além de upgrades nos enxovais. O hotel fechou, ainda, parceria com o SPA Tereza Zanchi Shiatsy & Bem-Estar, com o objetivo de aprimorar a experiência do hóspede.
Por fim, o hotel passou a receber público local para o café da manhã, inaugurou o Lobby Bar Café e reabriu o Espaço RW, salão de 256 metros quadrados (m²) para eventos sociais de até 140 pessoas. Os próximos passos são a abertura do Room 1424 – bar com música ao vivo, cardápio de drinks e petiscos – e a reforma do lobby, ambos previstos para agosto. Para 2023, o hotel deve realizar retrofit nos apartamentos, com investimento em torno de R$ 5 milhões.
(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News