No primeiro semestre desse ano, os empreendimentos de luxo administrados pela Atrio Hotel Management faturaram alto. Entre os destaques, tanto em receita, quanto em ocupação, estão o LK Design Hotel (SC) e Grand Mercure Curitiba Rayon.

“Nós trabalhamos focados na eficiência de gestão que se traduz, em poucas palavras, na oferta do melhor atendimento possível ao hóspede e na entrega do melhor resultado ao investidor. Essa premissa está em nosso DNA. E isso é possível em todas as categorias hoteleiras porque parte de um modelo de gestão que se aplica a todos os segmentos”, afirma Beto Caputo, CEO da Atrio, ressaltando que os mais de 70 hotéis administrados pela empresa tiveram resultados expressivos.

No LK Design Hotel, a taxa de ocupação cresceu 105% em relação ao primeiro semestre de 2021. Já a diária média avançou 35% na mesma base comparativa. “Nosso resultado ficou 25% acima do projetado”, completa o executivo.

No hotel, a retomada da demanda internacional foi um dos destaques, respondendo por 18% dos hóspedes do empreendimento no semestre. No mercado doméstico, os principais mercados emissores foram Santa Catarina (30%) e São Paulo (25%). “Os números reforçam que o turismo regional ainda é forte para o segmento”, afirma Miler Barros, gerente geral do LK Design Hotel.

Outros indicadores

No Grand Mercure Curitiba Rayon, o aumento da ocupação chegou a 50%, tendo junho como o melhor mês, com o indicador atingindo 63%. O faturamento, por sua vez, foi de R$ 5,9 milhões, ficando 5% acima do orçamento previsto para o semestre.

Na divisão de nichos, o segmento de lazer respondeu por 40% da ocupação. Os encontros corporativos, por sua vez, ficaram com 30% dessa fatia, enquanto shows e eventos sociais chegaram a 30% da demanda.

Os resultados expressivos chegam após exatamente um ano da entrada do hotel no portfólio da Atrio. “Quando assumimos o empreendimento, no ano passado, a taxa de ocupação não chegava a 20%. Isso, aliado à baixa demanda por eventos, afetou o desempenho global da operação. Em um ano, tivemos recuperação rápida, impulsionada pela melhora no cenário, combinada com a eficiência da gestão”, destaca Fernando Kanbara, gerente geral do hotel.

Investimentos e perspectivas

Para Caputo, o luxo se baseia nas premissas de excelência, inovação e identidade própria. Assim, o executivo enumera uma série de investimentos a serem feitos para elevar os serviços nos hotéis.

No LK Design Hotel, as novidades começam com a construção de um novo bar no rooftop, com carta especial de drinks e petiscos. Nos próximos meses, o local terá seu espaço ampliado e mobiliário renovado. Além disso, outra estreia importante foi a área focada em bem estar, com duas salas de massagem e menu de tratamentos que contempla todas as necessidades dos viajantes.

No Osli Restaurante, espaço gastronômico do empreendimento, a adega foi ampliada, contando agora com 150 rótulos e carta que contempla produtos nacionais e internacionais.

Já no Grand Mercure Rayon, as novidades incluem a troca das TVs dos apartamentos, além de upgrades nos enxovais. O hotel fechou, ainda, parceria com o SPA Tereza Zanchi Shiatsy & Bem-Estar, com o objetivo de aprimorar a experiência do hóspede.

Por fim, o hotel passou a receber público local para o café da manhã, inaugurou o Lobby Bar Café e reabriu o Espaço RW, salão de 256 metros quadrados (m²) para eventos sociais de até 140 pessoas. Os próximos passos são a abertura do Room 1424 – bar com música ao vivo, cardápio de drinks e petiscos – e a reforma do lobby, ambos previstos para agosto. Para 2023, o hotel deve realizar retrofit nos apartamentos, com investimento em torno de R$ 5 milhões.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News