No dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra, data que reforça a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Em relação ao tema, o LHW (The Leading Hotels of The World) reforça o foco na agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que vem ganhando cada vez mais importância na indústria de viagens e turismo.

Em diferentes destinos, os empreendimentos da coleção de hotéis de alto padrão trabalham desenvolvendo iniciativas para preservar os recursos naturais. Entre os principais objetivos, estão a redução da pegada de carbono e apoio às comunidades locais, estimulando o desenvolvimento sustentável.

Com o intuito de fomentar a redução de impactos ambientais, a LHW destaca que está comprometida com os Cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. São eles: trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, ação climática, vida na Terra e vida abaixo da água.

LHW: cases

No Havaí, o The Kahala Resort reuniu uma equipe de voluntários que se dedicam a remover algas invasoras das águas costeiras, que superam as espécies nativas, alterando o equilíbrio do ecossistema. O empreendimento organiza regularmente dias de trabalho voluntário, nos quais os hóspedes podem ajudar a fotografar e identificar corais, fragmentá-los para plantio e colaborar com os esforços de monitoramento.

Já na Espanha, o Marbella Club ajuda os cientistas a monitorar os efeitos das mudanças climáticas nas duas populações de cavalos-marinhos nativos da região, visando preservar seus habitats.

Localizado na Tanzânia, o Thanda Island tem concentrado seus esforços em preservar a vida de cinco espécies de tartarugas marinhas, nativas do local e ameaçadas de extinção.

O Tortuga Bay, na República Dominicana, introduziu um programa de restauração de corais em parceria com o Grupo Puntacana. Nele, fragmentos de corais são cultivados em viveiros subaquáticos que fornecem um ambiente seguro para o florescimento.

No Hotel Las Islas, localizado na Colômbia, um projeto de conservação de corais visa proporcionar as condições necessárias para que eles se reproduzam e assim formem novos recifes. Além disso, o empreendimento está rodeado pelo Parque Nacional Natural Corals del Rosario y de San Bernardo, que conta com 170 espécies de peixes.

No Chile e Panamá, o Nayara Resort está fomentando o turismo sustentável com diversas ações, como iniciativas de restauração de corais e preservação da vida marinha em geral.

Além dos empreendimentos já citados, hotéis da LHW em destinos como Japão, Malásia, Mônaco e São Bartolomeu também estão desenvolvendo ações de fomento à sustentabilidade, focados principalmente na proteção à vida marinha da região onde estão localizados.

(*) Crédito da capa: Divulgação/LHW