As inscrições para o Prêmio Top Hotel RJ 2023 estão abertas até o dia 30 de setembro. A premiação é fruto de uma parceria entre a ABIH e a HotéisRIO e contempla iniciativas e projetos nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e expansão hoteleira. Qualquer empreendimento associado às organizações responsáveis pela premiação podem se inscrever.

O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, incentiva os associados a realizarem suas inscrições, e acredita que o prêmio é uma oportunidade para que empreendimentos de todo o estado apresentem suas boas práticas. “A atividade de hotelaria, hoje, vai muito além de hospitalidade e boas instalações para atender o hóspede”, comenta Michel. “A nossa atividade tem uma conexão direta com o destino onde estamos inseridos. Inclui ações voltadas para a redução dos impactos ambientais, está engajada com iniciativas sociais e apoio ao poder público, além de reunirem muitas iniciativas de gestão e empreendedorismo”, complementa.

Já o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, defende que premiação demonstra a relevância do setor para a economia do Rio e homenageia o trabalho dos hoteleiros “Esta premiação dá o merecido palco a todos aqueles que trabalham diariamente em diversas frentes para a geração de postos de trabalho, contribuem para o fortalecimento da imagem da nossa cidade, recepcionam e encantam nossos visitantes e estão engajados nas melhores práticas que viabilizam fazer da hotelaria uma das mais importantes atividades econômicas”, comenta Lopes.

Diversas grandes redes já tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas para o mercado através do Top Hotel, como a Accor Hotels, vencedora da premiação por cinco anos consecutivos em diferentes categorias. 

A premiação

Podem participar hotéis que tenham projetos aplicados ao longo de 2023. As inscrições estão disponíveis em três categorias: empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; além das categorias “Selo Verde da Hotelaria”, com cases de sustentabilidade, e “Expansão Hoteleira”, que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit.

O time de jurados técnicos avaliará a qualidade do conteúdo respeitando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício, impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros. As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2023.

Jurado da premiação, André Coelho, coordenador de projetos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), considera que o prêmio é de grande importância para o turismo da cidade do Rio de Janeiro, pois promove a reunião das ideias, projetos e soluções de gestão mais avançadas, contribuindo para o incremento da competitividade da hotelaria carioca. “Destaco ainda como principais benefícios a possibilidade de compartilhamento de soluções e o engajamento dos colaboradores dos hotéis participantes em atividades que expandem a gama de serviços dos meios de hospedagem”.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Prêmio Top Hotel RJ