“Minha carreira é uma linha contínua de aprendizados e desafios”. É com esta frase que Nilton Cambé define sua trajetória profissional, que recentemente atingiu um de seus pontos altos. Ao final de 2022, o executivo recebeu o prêmio de Gerente Geral do Ano da Marriott Hotels & Resorts América Latina e Caribe — reconhecimento de um trabalho de excelência, pautado em engajamento e valorização de uma equipe alinhada com seus propósitos.

Às vésperas do Natal, a reportagem do Hotelier News foi até Guarulhos para conversar com o gerente geral do Marriott São Paulo Airport. E muito mais do que entender quais atributos o levaram ao pódio da rede norte-americana, nosso objetivo é mostrar quem é a pessoa por trás da engrenagem do empreendimento operado pela Hotéis Deville.

Cearense, natural de Guaramiranga, Cambé é um dos filhos mais novos de nove irmãos. De uma família de comerciantes, o executivo cresceu em contato direto com a natureza — conexão que buscou preservar ao longo da vida em viagens, trilhas e cultivo de plantas em sua própria casa.

Aos sete anos, mudou-se para Fortaleza com os pais. Ainda muito jovem, despertou seu interesse por diferentes países e culturas observando os turistas que chegavam em programas de intercâmbio no Nordeste brasileiro. “Me encantei ao ver as pessoas falando línguas e com biotipos tão diferentes dos nossos”, comenta.

Não demorou muito para o gerente começar a estudar idiomas, como inglês, francês e italiano. A facilidade e o interesse por línguas o levou para a faculdade de Letras, e até mesmo a conseguir seu primeiro emprego como guia turístico em Fortaleza. “Guiava grupos de portugueses, espanhóis e italianos. Para mim, esta foi a porta de entrada para entender o que era o mundo de forma global”, afirma.

Com o desejo de alçar novos voos, estudou Administração e iniciou sua trajetória no setor hoteleiro. Seu primeiro cargo foi de recepcionista no Caesar Park, na capital cearense, onde também atuou como concierge e subgerente de Recepção.

“Eu sabia que para me desenvolver era necessário atuar em outros empreendimentos. Após cinco anos no Caesar Park ocupei o cargo de gerente de Recepção no Quality Fortaleza. Fui um dos primeiros trainees da Atlantica Hospitality International, onde me tornei gerente geral do hotel”, relembra.

No total, foram 10 anos de Atlantica. Nesta década, Cambé respondeu como gerente geral do Comfort Fortaleza, Comfort Suites Brasília, Radisson Curitiba, Radisson Vitória, entre outros.

Do corporativo ao lazer

Já com uma sólida experiência no setor hoteleiro, o executivo saiu da sua zona de conforto ao assumir a diretoria de Hotelaria do Beach Park. Até então, Cambé havia apenas atuado em empreendimentos com foco no público corporativo, sendo esta sua primeira vivência com o segmento de lazer.

“Foi um período maravilhoso e muito importante para o meu desenvolvimento profissional. Durante três anos, tive a oportunidade de implantar os serviços hoteleiros do complexo, com processos, procedimentos e qualificação. No total, eram 1,1 mil UHs no empreendimento”, salienta Cambé.

Com a reestruturação do time corporativo do Beach Park e o corte de alguns cargos, o profissional deixou o quadro de funcionários da empresa. Contudo, este era o início de uma das fases mais emblemáticas de sua carreira.

Jogos Olímpicos de 2016

Quando falamos em desafios profissionais, Cambé não deixa de citar sua atuação na organização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Integrante do Comitê Organizador, o executivo respondeu como diretor de Acomodações — sendo responsável pela hospedagem de patrocinadores, federações, comitês olímpicos de 204 países e imprensa.

“Fui responsável por toda a área de acomodação das Olimpíadas, o que representava um inventário de 40 mil UHs no Rio de Janeiro. E não se tratava apenas de hotéis, mas de residenciais com serviços, edifícios de primeiro uso e até mesmo navios que operavam como hotéis flutuantes para atender às necessidades do evento”, destaca o gerente.

Nilton Cambé - prêmio GG do Marriott Airport SP

Cambé está no Marriott Airport SP desde 2019

Mesmo diante de uma operação complexa, que envolvia cerca de 60 departamentos internos do Comitê, Cambé define este episódio de sua carreira como uma oportunidade ímpar.

“Tive a possibilidade de estar do outro lado da mesa na negociação, o que facilitava muito a definição de contratos e acordos. Ao mesmo tempo, não sei se verei a Olimpíada acontecer aqui novamente”.

Com o fim dos jogos, Nilton Cambé retornou ao setor hoteleiro — desta vez para atuar no Royal Tulip São Conrado, do BHG (Brazil Hospitality Group), no Rio de Janeiro. Após um ano, veio para São Paulo para assumir a gerência do Meliá Ibirapuera, o que o motivou a desenvolver a língua espanhola.

Desde 2019 à frente do Marriott São Paulo Airport, vivenciar a dinâmica de um hotel de aeroporto era a experiência que faltava para o seu currículo.

“É uma rotina completamente diferente. Tudo acontece a todo momento. Sempre tem alguém chegando ou saindo. Logo, todos os serviços operam 24 horas por dia”, explica.

Em um dos melhores momentos de sua carreira, Cambé afirma que a hotelaria o ensina todos os dias a lidar com pessoas diferentes e a respeitar suas particularidades como indivíduos. “Essa é a essência da hotelaria: pessoas servindo pessoas. Independente de quem seja, o que faz ou de onde veio. Você enxerga cada pessoa como única, com uma história para contar que carrega um valor”.

“E humildade para fazer o melhor atendimento possível. Tento desenvolver ao máximo minha equipe, pois quando você está em contato com o cliente, seja frente a frente, por telefone ou email, ele já está formando uma opinião sobre quem você é e sua empresa”, analisa.

Gerente Geral do Ano

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2022, a Marriott realizou o “2022 CALA Owner, Franchisee and General Manager Conference”, em Cancun, no México. Cambé levou para casa o prêmio de Gerente Geral do Ano para hotéis da bandeira Marriott entre os 31 empreendimentos da marca na América Latina e Caribe. Ele recebeu a honraria das mãos de David Marriott, Chairman do Conselho de Administração da Marriott International, e de Craig S. Smith, Group President & Managing Director da Divisão Internacional da Marriott International.

A rede avalia diferentes aspectos da gestão, como números, rentabilidade, indicadores, horas de treinamento, engajamento, captação de membros para o programa de fidelidade, participação em encontros, uso de ferramentas da empresa, entre outros.

A conferência já era um marco na carreira de Cambé, que também participou de um painel ao lado de outros gerentes gerais. Entretanto, o executivo foi pego de surpresa quando seu nome apareceu no telão da premiação.

Nilton Cambé - premiação

Cambé (ao centro) com Smith e Marriott

“Foi a minha primeira convenção desde que estou no hotel. Não imaginava que terminaria de forma tão incrível. O que já era especial, se tornou memorável, pois eu não estava esperando o prêmio. Fiquei sem reação”, conta o gerente.

Cambé dedica o prêmio à família — sua esposa e os dois filhos — que sempre o acompanharam em suas mudanças e novos desafios, e claro, ao time do Marriott São Paulo Airport.

“Ao longo da minha carreira ganhei outros prêmios, mas este é o primeiro internacional. Nunca foi um trabalho individual, mas sim fruto do esforço de uma equipe que faz acontecer. Foi muito significativo, pois realizamos muitas ações no hotel e não pensamos onde isso nos levaria”.

Ações sociais, iniciativas de leitura, treinamentos e qualificações são alguns exemplos de atividades realizadas no Marriott São Paulo Airport. Quanto ao reconhecimento recebido em 2022, ele ressalta a valorização da equipe para uma boa gestão. “O time precisa comprar a ideia do líder e acreditar que aquilo é genuíno. Quero desenvolver pessoas para que elas possam chegar a novos lugares assim como eu cheguei”.

(*) Crédito da capa: Nayara Matteis/Hotelier News

(**) Créditos das fotos: Divulgação/Marriott International