Não há dúvidas de que muitos hoteleiros têm apostado todas as suas fichas na possibilidade de retomada em 2022. Obviamente, cada região tem suas particularidades neste processo gradual de recuperação. Na coleção Casa Hotéis, que concentra seus empreendimentos na Serra Gaúcha, as perspectivas são positivas devido à alta procura por Gramado (RS). Para este ano, a projeção de ocupação é de 70%, superando os 61% registrados em 2021, o que tende a consolidar a retomada após dois anos de crise.

Os dois primeiros meses de 2022 registraram ocupação média de 45%. De acordo com Rafael Peccin, diretor de Marketing da Casa Hotéis, o resultado menos expressivo já era esperado nesse início de ano. O resultado supera, em três pontos percentuais, o mesmo período de 2021, quando o indicador atingiu 42%.

“Como temos produtos de serra, estamos vivendo nossa baixa temporada, que historicamente é sempre nos primeiros meses do ano, período no qual os turistas têm buscado destinos de praia, por conta do verão. Nesse início de 2022, mantivemos a média do mesmo período do ano passado”, explicou em entrevista ao Hotelier News.

Ainda assim, dois empreendimentos da coleção gaúcha tiveram destaque no período, aproximando-se gradualmente dos indicadores de 2021. Peccin afirma ainda que o Parador, em Cambará do Sul (RS), registrou ocupação de 67% nos primeiros meses desse ano, frente aos 77% observados no ano passado. Já os empreendimentos de Gramado registraram 40% de ocupação. No ano passado, o indicador chegou a 60%, segundo o executivo.

Casa Hotéis - Peccin

Peccin: projeção de ocupação para 2022 sinaliza retomada

 

“O ano passado favorecia viagens nacionais. Havia um turismo local muito forte, com as pessoas viajando para cidades próximas. Então, tínhamos muita presença do público regional, com boas taxas de ocupação. Hoje, os gaúchos representam 50% do nosso público upscale”, pontua Peccin.

“O que mais surpreendeu em 2021 foi o bom posicionamento dos produtos upscale, com incremento de receita. Sempre acreditamos muito na nossa entrega e, por conta disso, mantivemos essa característica de agregar mais experiências aos nossos empreendimentos. De certa forma, foi um efeito na contramão do mercado, subindo preços e entregando um melhor produto, enquanto parte da concorrência fazia o oposto”, completa.

Venda direta segue liderando share

Ainda de acordo com Peccin, a venda direta segue como uma das prioridades da rede, que completa 25 anos de atuação este ano. “Nós temos trabalhado a venda direta de forma muito intensa há alguns anos. Antes mesmo da pandemia, estávamos muito bem estruturados para absorver esse canal de distribuição. Hoje, ela responde por 60% do nosso share, tanto online, quanto offline”, destaca.

“Continuamos trabalhando muito forte nessa aposta, até porque nossos produtos são muito específicos. Então, é necessário que o cliente receba tratamento diferenciado ao longo de toda jornada de compra e após chegar ao hotel”, acrescenta.

Retenção de público

O executivo ressalta que, neste momento de retomada da hotelaria, trabalhar a retenção de clientes é essencial para garantir bons indicadores. Nesse sentido, ele aponta que a Casa Hotéis tem abordado três pilares principais:

  • Estratégias de CRM: manter comunicação com a base de clientes ajuda no processo de fidelização.
  • Criação de conteúdo: Peccin observa que, durante toda a pandemia, a Casa Hotéis se preocupou em criar conteúdos relevantes para gerar desejo de estar nas unidades da coleção.
  • Entrega da experiência: quando o hóspede vivencia a experiência, ele se torna um cliente fiel e recorrente.

“Temos todo um trabalho diferenciado de comunicação. Em 2020, por exemplo, fomos premiados na Adrian Awards com a campanha Em Casa com Você, desenvolvida em parceria com a Pmweb. Durante o isolamento, não pensamos em ofertar produtos. Buscamos promover outro tipo de conteúdo, como atividades, receitas dos nossos chefs, dicas, entre outras”, explica o executivo.

Expansão

Peccin explica que a coleção ainda não tem planos de atuar fora do Rio Grande do Sul. O executivo avalia que primeiro é necessário consolidar os produtos upscale na Serra Gaúcha para, posteriormente, pensar em expandir para outras regiões. “Até 2025, planejamos abrir mais três operações na Serra Gaúcha – e todas já estão em projeto”, completa.

Além disso, ele avalia que o fato de a Casa Hotéis atuar em diferentes vertentes do mercado pode influenciar no processo de expansão. “Temos o costume de avaliar as oportunidades como únicas. Por mais que tenhamos o mesmo DNA e mesmo estilo de entrega em todos os empreendimentos, cada produto é olhado de forma individual e pensado de forma estratégica desde sua concepção”, comenta.

Em um primeiro momento, a rede não busca abrir mão da concepção dos projetos até a operação dos produtos. “Já a parte de incorporação é mais fácil de abrir mão. Tudo depende da oferta”, complementa.

Por fim, Peccin afirma que o Own Time Home Club, produto de multipropriedade em parceria com a ICH Administração de Hotéis, já está em fase avançada de vendas. “É um projeto bastante inovador e já comercializamos 15% do empreendimento. O percentual é um número expressivo se considerarmos o fato de que se tratam de imóveis de altíssimo padrão, de 350 a 450 metros quadrados (m²). Com isso, buscamos atingir um novo perfil de consumidor. O projeto está sendo um sucesso e isso pode sim levar a outros, futuramente”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Casa Hotéis