Ele foi o rosto e a voz da HotelInvest em muitas pautas do Hotelier News. Entre idas e vindas, Pedro Cypriano atuou na empresa por 12 anos, mas agora encerra um ciclo de muito trabalho e conquistas. O executivou entrou para o quadro de colaboradores da consultoria hoteleira em 2007, como estagiário, e agora deixa a companhia como sócio-diretor.

A primeira fase do profissional na empresa durou até 2010, quando saiu para estudar na Europa – onde ficou por três anos. De volta à HotelInvest em 2013, Cypriano se tornou sócio em 2016. “Tive um processo de evolução interessante lá dentro. Entrei como estagiário e passei para a área de asset management até chegar ao departamento de consultoria, no qual realmente me encontrei profissionalmente”, conta.

Quando retornou ao Brasil, Cypriano respondia como gerente de Consultoria, cargo que ocupou por três anos. “Virei sócio da área e passei a atuar como líder de projetos técnicos de consultoria. Liderei iniciativas em mais de 10 países, pois representamos a HVS por muitos anos, não só no Brasil, mas na América do Sul”, relembra.

Em sua trajetória, o executivo esteve à frente de estudos em países como Angola, Chile, Argentina, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia. Entre seus principais desafios na empresa, ele ressalta a expansão sul-americana como uma das experiências mais enriquecedoras. “Foi interessante se abrir para novas realidades, com a possibilidade de trocar percepções com consultores de fora. Foi um marco muito bacana”, diz.

Outros projetos que levaram a inserção da HotelInvest em novos mercados, bem como a participação em publicações e eventos marcaram a passagem de Cypriano na empresa. “Atuei com executivos importantes, o que trouxe uma penetração de mercado interessante. Fizemos trabalhos com a Accor, Atrio, Atlantica, Tauá, Fasano e Emiliano, por exemplo. Na prática, todas as publicações, desde o Panorama da Hotelaria, foram marcos. É um legado que deixo para a empresa e para o setor”.

Cypriano também auxiliou projetos de grandes empresas do país, como a GJP Hotels & Resorts, no planejamento estratégico de valuation, timeshare e multipropriedade. “Foi um trabalho conduzido pela HotelInvest sob minha liderança que ajudou na venda recente da empresa”, pontua.

Isso sem comentar outras colaborações com empreendimentos como Beach Park, Fasano Itaim e o antigo Four Seasons São Paulo. “Ao longo dessa trajetória, consegui criar uma experiência muito rica, desde grandes negócios até hotéis econômicos, que são a essência do nosso mercado”.

Próximos passos

Ainda sem revelar seu destino profissional, Cypriano adianta que continuará atuando no setor hoteleiro. Vale lembrar que, mesmo com sua saída da HotelInvest, ele seguirá como um dos mediadores do Hotel Trends ao lado de Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

Antes de entrar para o time de sua antiga empregadora, o executivo já havia atuado com pesquisa de mercado em secretarias de Turismo em São Paulo e Curitiba. Participou de projetos de consultoria de turismo como pesquisador, além de ter trabalho como produtor de eventos e em empreendimentos hoteleiros, nas áreas de recepção e central de reservas.

“A hotelaria é um mercado pequeno, no qual muitas pessoas se conhecem. Logo, é um setor pautado em reputação e bom relacionamento. É preciso ter humildade para trocar informações, ouvir a percepção do outro e construir o que acredita de forma positiva. É preciso ter paixão e acreditar naquilo que você desenvolve”, salienta o profissional.

Há 18 anos no setor hoteleiro, Cypriano conseguiu cultivar um olhar estratégico de mercado e adianta que pretende seguir auxiliando na estruturação efetiva de grandes negócios do país. “Quero dividir essa bagagem com mais pessoas”, afirma.

Formado em Turismo pela USP (Universidade de São Paulo), também possui especialização em Finanças e mestrado em Desenvolvimento Hoteleiro e MBA pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), além de especialização em Real Estate pela Cornell University.

O executivo também foi professor de Desenvolvimento Hoteleiro e Estruturação de Negócios no Senac e Faculdade Roberto Miranda.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal