Com a chegada da pandemia, hoteleiros passaram a buscar novas fontes de receita para além da hospedagem. Neste cenário, o A&B (Alimentos & Bebidas) ganhou maior destaque nas operações como um importante catalisador de faturamento. Sabendo da necessidade de inovar e trazer novidades gastronômicas, a Anufood Brazil abordará tendências para o setor de hospedagens.

De acordo com o estudo Hotelaria em Números 2021, desenvolvido pela consultoria Jones Lang LaSalle Hotels, com o apoio do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e ABR (Associação Brasileira de Resorts), o A&B representou uma média de 24,6% da receita dos hotéis em 2020 — chegando a quase 30% em empreendimentos de luxo.

“Muitos hoteleiros já entenderam que a gastronomia traz resultado. Alguns hotéis chegam a ter 40% da receita vinda do restaurante, e isso é um modelo muito interessante”, diz Peter Kutuchian, fundador e CEO do Hotelier News. “É preciso trabalhar o restaurante do hotel como um negócio independente e, na nossa opinião, este é o melhor formato para se trabalhar e ter resultados”, acrescenta.

Capacitações e conteúdos

Entre os dias 12 e 14 de abril, a Anufood Brazil realizará uma programação voltada para o setor hoteleiro no espaço Hospitality Trends. A curadoria fica a cargo do Hotelier News em parceria com a Escola para Resultados — centro de capacitação em hotelaria e turismo.

“O setor hoteleiro também acompanha as mais importantes tendências do mercado de A&B e, por isso, nós buscamos parcerias com o FOHB e a Hotelier News para o projeto inédito na feira, o Hospitality Trends, que promete ser um grande destaque do evento, proporcionando oportunidades importantes de networking, conhecimento e relacionamento para os profissionais do setor de hospitalidade”, explica Michael Fine, gerente da Anufood Brazil.

Os painéis abordarão temas como: construção de cardápios inteligentes; cases de sucesso de terceirização de A&B; desafio da gastronomia em resorts e dark kitchen. A proposta é apresentar experiências bem sucedidas em hotéis que tem a gastronomia como uma de suas prioridades.

“O Cipriani do Belmond, que inaugurou no Rio em 2019, atende 90% do seu público de fora do hotel. Outro caso de sucesso é o Skye, do hotel Unique, que trouxe (em 2001) o renomado chef francês Emmanuel Bassoleil no comando da cozinha até hoje”, comenta Kutuchian como alguns dos casos nos quais hoteleiros deveriam se inspirar.

Rodadas de negócios

Em parceria firmada com o FOHB, a Anufood Brazil promoverá rodadas de negócios para conectar fornecedores e redes hoteleiras. “Fomentamos o matchmaking entre representantes das áreas de compras das redes hoteleiras com potenciais fornecedores que tenham interesse”, diz Orlando Souza, presidente executivo da entidade.

Souza acredita em boas oportunidades para os hotéis no segmento de A&B. Além de ser um vetor de atração de hóspedes, a cozinha de hotel também atrai eventos, casamentos, banquetes e os pratos assinados por grandes chefes na categoria luxo. “A gastronomia deve ser a matriz de pensamento quando alguém vai abrir um hotel”, aconselha.

Além da programação do Hospitality Trends, o evento também apresentará equipamentos para cozinhas profissionais no Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia.

A feira acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril, das 10h às 19h, no São Paulo Expo, na capital paulista.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Anufood Brazil