Em solenidade marcada pela presença de representantes de entidades setoriais e porta-vozes do governo, a terceira edição da Anufood Brazil foi oficialmente aberta na manhã de hoje (12). Organizada pela Koelnmesse Brasil, a feira busca conectar compradores e fornecedores do segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) — incluindo o setor hoteleiro.

A cerimônia realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, contou com a participação dos anfitriões Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, e Gerald Böse, CEO da Koelnmesse. Entre os convidados estavam Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Lucas Felicio Fiúza, diretor de Negócios da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); Francisco Matturro, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; João Dornellas, presidente executivo da ABIA (Associação Brasileira de Alimentos); Orlando Souza, presidente executivo do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil); Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e demais autoridades dos setores.

“Eu sempre abri os eventos com grande alegria e satisfação, mas após tudo que o setor de eventos e congressos viveu, considero fundamental ressaltar o quão feliz, agradecido e revigorado me sinto aqui hoje”, inicia Piatetzky. “Na última década, a participação anual do Brasil no mercado de Alimentos e Bebidas evoluiu de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões. E não estamos falando apenas de commodities, mas somos o segundo maior país expositor de alimentos industrializados do mundo, abastecendo 190 países”, salienta o diretor.

Em sua fala, Dornellas enalteceu a iniciativa da Koelnmesse em investir no setor brasileiro, que conta com mais de 37 mil empresas atuantes no segmento de Alimentos e Bebidas. “Dos 25% exportados pelo Brasil, 190 países com diferentes legislações e restrições chancelam a qualidade do que a indústria brasileira faz. Temos o objetivo de seguir crescendo e ter a Anufood aqui é muito importante. O Brasil é o celeiro do mundo, mas podemos ser o supermercado do mundo”.

Ex-ministro da Agricultura, Rodrigues acrescentou que a segurança alimentar é uma condição primordial para a estabilidade política e social do país. “O agronegócio brasileiro tem condições de contribuir para a redução da fome do mundo. Esta é a nossa missão e estamos comprometidos”.

anufood brazil - orlando souza

Souza ressaltou a sinergia entre os setores

Simbiose entre A&B e hotelaria

Representando o setor hoteleiro, Souza celebrou o retorno dos eventos presenciais e destacou a sinergia entre o segmento de meios de hospedagem e alimentação. “Viva os eventos presenciais, viva a Anufood e viva nós, que sobrevivemos após dois anos escondidos nesta grande crise”, disse o executivo. “A simbiose entre a hotelaria e Alimentos e Bebidas existe desde os primórdios, quando o setor já fazia parte da hospitalidade. Isso evoluiu com ofertas multidisciplinares, onde a gastronomia é o motivo das pessoas se hospedarem em empreendimentos hoteleiros”, acrescenta. Souza.

O presidente executivo do FOHB ressaltou a proposta da entidade no evento, responsável por organizar o Encontro de Compras este ano da Anufood Brazil. “Quando fomos convidados, nos veio à cabeça como participar efetivamente e contribuir com o evento. Nos parece razoável fazer acontecer um encontro de compras entre compradores de redes hoteleiras e fornecedores que têm interesse tem fazer negócios”, pontua.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News