Fechando o primeiro dia da grade de conteúdos do espaço Hospitality Trends, na programação da Anufood Brazil 2023, aconteceu a palestra Cases de Restaurantes em Hotéis. O momento foi mediado por Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News; com participação de Christian Mansfeld, gerente de A&B do Pullman Vila Olímpia (SP); Reila Críscia, CEO da Anagrama Gastronomia; e Carlos Bernardo, diretor de Operações A&B da Accor.

Já no primeiro momento do debate, Bernardo falou sobre como os restaurantes ganharam cada vez mais importância nos hotéis. “Nos últimos cinco anos, a Accor entendeu que a área de A&B é extremamente rentável não só para os investidores, mas para a própria rede também. Esse trabalho de valorização começou há pouco tempo, mas já estamos colhendo frutos”, diz.

Anufood - Carlos_Bernardo

Bernardo: personalização de restaurantes eleva a experiência do cliente

 

“Quando estamos construindo um hotel, já damos mais ênfase para a área de A&B do que para a hospedagem propriamente dita. Hoje, quando fazemos uma conversão ou reforma, estamos colocando duas entradas: uma para o restaurante e outra para a recepção. O hóspede vai com o endereço para se hospedar, diferentemente do público externo, que irá visitar o empreendimento para comer. Atualmente, temos 324 hotéis no Brasil, com 45 conceitos diferentes de restaurantes”, completa.

Anufood: cases

Durante o debate, um dos primeiros cases apresentados foi o Novotel Morumbi. “É um pequeno resort no coração de São Paulo. Está em um bairro calmo e é um empreendimento cujo visual convida os passantes para usufruir da estrutura gastronômica”, afirma Reila.

A executiva ainda apontou a importância do ESG (Environmental, Social and Governance) na gastronomia. “Tem-se discutido cada vez mais essa questão de sustentabilidade e a Accor está na frente, aderindo a diversas iniciativas, inclusive na gastronomia”, complementa.

Mansfeld diz que além da conceituação que a Accor tem feito nos restaurantes, é preciso prezar, acima de tudo, pela qualidade e alta gastronomia. “Com os alimentos, é necessário saber todas as etapas, do congelamento ao preparo”, explica.

No Brasil, 22% da receita total da Accor vem do setor de A&B (Alimentos & Bebidas). Desse montante, a margem de contribuição é de 32%. “Os hotéis que têm restaurantes com conceito estão sempre cheios, não importa o preço”, completa Bernardo.

Para os painelistas da Anufood, o grande diferencial para criar cases em restaurantes de hotéis é apostar na simplicidade: entender as preferências dos clientes e construir relacionamento com eles. “Alguns anos atrás, fui trabalhar no Meliá Havana, em Cuba, e conseguimos aumentar a receita consideravelmente com boas estratégias de A&B, como por exemplo ter um restaurante voltado para a culinária brasileira”, salienta Mansfeld.

Como divulgar um restaurante?

Durante a explanação, Reila afirma que a comunicação é um desafio que varia de acordo com o formato de cada propriedade. “Cada hotel é um produto diferenciado. A Accor, por exemplo, mesmo sendo uma rede, consegue olhar cada empreendimento – Ibis, Adagio, Pullman – de formas diferentes. Cada hotel precisa ter a sensibilidade de buscar o que é próximo, regional, e o que está em ascensão em uma cidade como São Paulo”, analisa.

Como exemplo, a CEO da Anagrama aponta a valorização da cultura e culinária afro. “Isso pode ser uma grande ferramenta para os hotéis, essa percepção do que está sendo valorizado pelo consumidor”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News