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A hotelaria é um setor multisensorial. A experiência completa de hospedagem transita pelos cinco sentidos dos clientes, deixando uma marca na memória de cada um. Seja no toque do enxoval ou no sabor do café da manhã, encantar é a máxima para alcançar bons índices de satisfação. E quando falamos de aromas, os amenities cumprem um papel de peso na obra como um todo.

Muito mais do que oferecer um bom banho, os amenities são peças-chave na memória afetiva dos consumidores. Um cheiro específico tem o poder de nos levar para lugares, pessoas e momentos distintos. Com poder ainda subestimado por alguns hoteleiros, os produtos refletem na conexão do cliente com a marca, além de influenciar na percepção de qualidade dos serviços.

Há mais de 30 anos no mercado, a Realgem’s sabe bem da relevância dos amenities dentro do espectro do hóspede. Com linhas próprias, personalizadas e frutos de parcerias com marcas renomadas, a fabricante destaca que os produtos são extensões do que o cliente procura em um empreendimento hoteleiro.

“Enxergamos os produtos como um dos principais elementos da experiência. Quando um hóspede procura um hotel, automaticamente ele já tem duas coisas em mente: uma boa cama e um bom banho”, comenta Diogo Franco, gerente de Marketing da Realgem’s. “Se o restaurante não servir um bom café da manhã, o cliente pode sair e procurar outro, mas o banho é um momento que acontece dentro do empreendimento”, acrescenta.

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Amenities personalizados do Radisson

Desenvolvimento e o poder da adaptação

Em constante renovação de seu portfólio, a Realgem’s desenvolve seus produtos a partir de três vertentes de atuação: tendências de mercado, necessidades do setor hoteleiro e personalização. “Estamos sempre de olho no que acontece na indústria de varejo e cosméticos para entender o que o consumidor busca. Também escutamos as dores dos hoteleiros para trazer a essência da marca em nossos amenities”, reforça Franco.

O gerente explica que a fabricante atua com marketing olfativo a partir das necessidades de cada empreendimento. “Vamos até o local para conhecer o ambiente. Dentro dessa sensação desenvolvemos um marketing olfativo, uma verdadeira experiência sensorial que faz parte do conjunto do que o hotel quer transmitir como um todo”.

Franco enfatiza dizendo que os aromas e embalagens devem estar de acordo com o perfil de empreendimento e destino em que está inserido. Um resort de praia, por exemplo, não pede produtos sóbrios e cheiros amadeirados, mas fragrâncias mais tropicais e visuais coloridos.

“Assim como em hotéis corporativos não colocamos essências frutadas, pois é preciso que os amenities conversem com o público-alvo da propriedade. Trabalhamos com marcas renomadas do varejo, como Natura, Phytoervas, Bvlgari que têm uma boa aceitação, já que o cliente quando chega ao hotel já conhece o produto”, analisa o executivo.

A Realgem’s também mostrou seu poder de adaptação durante a pandemia, com a fabricação de totens de higienização das mãos e inclusão de álcool em gel em suas linhas de produtos. Para agregar ainda mais valor aos hotéis, a empresa tem um forte comprometimento com a sustentabilidade, com opções de dispensers e embalagens recicláveis.

“Os dispensers são muito bem aceitos pelo público como um todo. A sustentabilidade é um caminho sem volta e os consumidores estão em busca de produtos de qualidade, mas com responsabilidade”, salienta o gerente.

Para além das embalagens, a Realgem’s também desenvolveu uma linha vegana, com produtos menos agressivos para os cabelos e produzidos com extratos naturais. “Também lançamos a BLCK de tratamento capilar, onde o próprio hóspede escolhe o produto dentre as quatro opções disponíveis. Houve uma mudança nos padrões de consumo, agora, os clientes querem amenities que atendam às necessidades de cada momento”.

Com a palavra, o hoteleiro

Cliente da Realgem’s desde o final de 2022, o Bella Gramado acredita que os amenities são parte da excelência dos serviços ofertados. “A marca está totalmente voltada ao cliente e suas necessidades, ao mesmo tempo em que os produtos auxiliam na satisfação do hóspede com a experiência de hospedagem como um todo”, avalia Rafael Mazoni, gerente geral da propriedade da Gramado Parks.

Com empreendimentos de categoria lifestyle, a HCC Hotels utiliza os amenities da empresa desde 2010. Atualmente, itens das linhas Florence Blanc, Bvlgari e produtos personalizados para os hotéis Qoya podem ser encontrados nas acomodações da rede.

Para Tiago Miranda, gerente de Operações Regional da HCC, a padronização e a qualidade dos amenities geram conexão do hóspede com a marca. O executivo ainda salienta que os hotéis recebem feedbacks constantes dos clientes sobre o aroma, qualidade e preocupação com o meio ambiente.

“Percebemos o impacto na rentabilidade principalmente em hotéis upscale. O desenvolvimento de uma linha personalizada para a marca Qoya, assim como a utilização de produtos da Bvlgari são alguns exemplos”, diz Miranda. “O hóspede percebe o valor agregado associado ao serviço e estrutura dos empreendimentos. E a rentabilidade pode ser percebida tanto na diária média quanto na redução do desperdício de produtos com o uso dos dispensers, além da flexibilidade e fácil acesso a equipe da Realgem’s para negociações”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Realgem’s