Pressionado por questões externas, como as alterações legislativas de Barcelona, em 2021, e de Nova York, ainda este ano, Brian Chesky,  CEO do Airbnb, não tem outra opção: é hora de colocar a casa em ordem, como ele mesmo diz, em entrevista à Bloomberg. Entre as soluções apresentadas, estão o uso de IA (Inteligência Artificial) para o controle de qualidade dos anúncios e um possível programa de fidelidade no futuro. 

O Airbnb vem aplicando a tecnologia de IA generativa para fins de controle de qualidade. “A IA é a primeira linha de defesa que estamos usando para verificar os anúncios”, disse Chesky. Segundo ele, para cada anúncio, os anfitriões devem enviar fotos internas e externas. As imagens são inseridas em um sistema que usa tecnologia de visão computacional para ler as imagens e compará-las com outros bancos de dados, com o intuito de criar uma pontuação de confiança.

Se as fotos não corresponderem ao exterior da casa no mesmo endereço no Google Earth (ou serviços similares de imagens de satélite), por exemplo, a pontuação será menor e o anúncio será enviado para análise humana. Chesky pontua que mais desenvolvimentos de IA estão a caminho antes do fim do ano, dando a entender que verificar a legitimidade de uma listagem é apenas o primeiro passo. Quando questionado se haverá esforço para verificar as comodidades de um anúncio, ele faz mistério. “Os hóspedes deixaram mais de 300 milhões de avaliações no Airbnb. Em novembro, teremos uma atualização realmente grande para isso”, comentou.

Outros aspectos

Além da qualidade dos anúncios, o CEO da companhia defende que os anfitriões diminuam as tarifas como forma de atrair mais hóspedes e, por consequência, aumentar o lucro. “Muitas pessoas foram apresentadas ao nosso serviço do ponto de vista de preços acessíveis”, disse. E isso continua sendo um importante fator de negócios. “Quanto mais acessíveis forem os Airbnbs, mais reservas teremos”, acrescentou.

Chesky fala sobre planos rudimentares para fidelizar os clientes. De acordo com ele, a primeira coisa a se assegurar é que o produto tenha qualidade para se tornar, de fato, um favorito. “Sempre acreditei que, no nível mais fundamental, o melhor programa de fidelidade é criar um produto que as pessoas amem completamente e que você deve focar primeiro nisso”, disse o executivo. “E então, talvez, você possa criar algum tipo de programa”. 

Se e quando isso acontecer, o CEO da plataforma de hospedagens acredita que o programa de fidelidade irá além de um sistema de pontos padrão. “Não será parecido com um programa de subsídios, como a maioria dos programas, mas algo em que, quando você o usa, o serviço realmente melhora”, adiantou.

(*) Crédito da foto: mrsiraphol/Freepik