Quase no apagar das luzes, em uma das últimas palestras da programação do Adit Share, os participantes souberam um pouco mais sobre o projeto dos Distritos Turísticos, cuja criação foi Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) em junho. Participaram dos debates Caio Calfat, presidente da Adit Brasil; Gustavo Grisa, gestor de Projetos Estratégicos da Setur-SP; Fernando Cunha, prefeito de Olímpia (SP); e Alain Baldacci, presidente do Wet n’ Wild no Brasil.

O Projeto de Lei 723/2020 contempla a criação de distritos turísticos no estado com promoção da logomarca do programa SP para Todos. Os distritos atenderão a regras como áreas territoriais situadas em um ou mais municípios que ofereçam relevância paisagística, natural, arquitetônica, histórica, cultural e étnica, além de complexos turísticos, hotéis, pousadas, segunda habitação, multipropriedade, shoppings e etc.

De acordo com Calfat, o projeto de lei é relevante para a indústria de viagens no país e, mais ainda, só se viabilizou porque houve um diálogo eficaz entre as esferas pública e privada para fomentar atividades turísticas nesses destinos.

Já Grisa vê muitas vantagens com a criação dos distritos, sendo que essas vão muito além de fomentar ações de turismo em suas regiões. Para a pasta que integra, Olímpia simboliza bem todo esse potencial, sendo um grande indutor econômico do estado. Ele também mencionou a ampliação da rede hotelaria local como um dos pontos positivos para tornar a cidade um grande distrito.

Cunha reforçou o discurso e disse que, com a alcunha de distrito turístico, a cidade potencialmente atrai mais oportunidades de negócios, gerando mais empregos e impostos para a cidade. “Foi fundamental que Olímpia tenha se tornado um distrito, porque atrai investidores hoteleiros, empreendedores e ainda vários fundos de investimentos”, disse.

Sustentabilidade

O prefeito pontuou também sobre a importância da propriedade compartilhada na cidade e citou alguns desafios para manter todo esse potencial turístico obtido nos últimos anos. “O turismo é muito competitivo. Agora, nosso desafio é criar sustentabilidade para o setor na região”, completou.

Ao final do debate, Baldacci falou sobre as expectativas para os distritos turísticos no estado de São Paulo. “Isso é muito bom não só para o turista, mas principalmente para os empreendedores. Há uma conjunção de fatores e apoios das iniciativas pública e privada para expandir este conceito no turismo brasileiro”, disse.

Aberta na quinta-feira (23), a programação da 9ª edição da Adit Share teria apenas mais uma palestra, com o tema Cross de compartilhamento – imobiliário, náutica e aviação. Amanhã (25), alguns dos participantes fazem visitas técnicas a alguns empreendimentos.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News