* O jornalista viaja a convite da organização do Adit Share

11ª edição da Adit Share deu largada agora há pouco, na Costa do Sauípe, na Bahia. Cerca de 450 participantes de 20 estados enchem o centro de convenções da Aviva, a grande anfitriã do principal evento de timeshare e multipropriedade da América do Sul. A programação se estende até amanhã (18), reunindo diferentes atores do segmento, como operadoras hoteleiras, hotéis e resorts independentes, além de consultorias, incorporadoras e fundos de investimentos.

A programação do evento, na verdade, começou ontem (16), com a realização do curso Timeshare e multipropriedade no Brasil e no mundo: tudo o que você deveria saber!. Conduzido por Francisco Costa Neto, da Beta Advsory, o encontro reuniu – ao longo de um dia inteiro de conteúdo – cerca de 70 profissionais das áreas de hotelaria e do mercado imobiliário, além de consultores.  

A abertura seguiu com Caio Calfat, presidente do Conselho da Adit Brasil, organizadora do encontro, dando boas-vindas aos presentes. “Satisfação muito grande voltar para a Bahia nesta 11ª edição do Adit Share. A notícia importante para compartilhar é que o setor continua crescendo e, mais ainda, expandiu-se mesmo nas três grandes crises que a indústria de hospitalidade passou: superoferta hoteleira na Copa do Mundo de 2014; queda de demanda durante o governo Dilma Rousseff logo em seguida; e a pandemia, com hotéis fechados durante alguns meses”, comentou Calfat.

“Ou seja, estamos falando de mais ou menos de 11 anos de contínua instabilidade econômica no país, período que é praticamente igual à existência do Adit Share. E, mesmo assim, a indústria de multipropriedade e de timeshare continuou crescendo, o que mostra a força do setor. Então, boas-vindas aos senhores presentes nessa mais nova edição”, complementou Calfat.

Na sequência, Luís Maurício Bacellar Batista tomou a palavra e destacou os esforços do governo do estado da Bahia para a retomada do turismo. “Caio Calfat destacou bem o tamanho da crise que a pandemia trouxe para a atividade turística e para toda economia, só que, no turismo, o baque foi muito maior’, destacou o secretário estadual.

“Para a retomada do setor, o governo estadual implementou o Plano Viva Turismo Bahia. E o resultado apareceu, com a atividade turística crescendo acima da média nacional tanto em 2021 e 2022, ritmo que se manteve neste primeiro trimestre. Importante mencionar que a Bahia tem uma boa infraestrutura para sediar os investimentos turísticos que os senhores representam. Estamos prontos para recebê-los e seus projetos. Sejam bem-vindos à Bahia”, acrescentou Batista.

Adit Share - abertura

Batista e Calfat iniciaram o evento

Posse

Logo após a abertura oficial do evento, houve uma rápida cerimônia de posse da nova diretoria e do conselho da Adit Brasil, eleitos para o biênio 2023-2025. A chapa eleita é formada pelo mesmo time do biênio anterior, com Caio Calfat reeleito como presidente do Conselho da Adit Brasil. Sérgio Villas Boas é o vice-presidente da entidade, com Rony Stefano se mantendo como diretor Financeiro. Outros 17 profissionais da indústria, como Fabiana Leite (RCI) e Francisco Costa Neto (Beta Advisory), formando o Conselho de Administração. No Conselho Fiscal há outros seis executivos.

“Já estava quase penduraste as chuteiras, mas até pelo sucesso nesses quatro anos, resolvemos prosseguir, apesar da pandemia. neste período, por exemplo, conseguimos manter praticamente todos os associados, além de conquistar novos”, comentou Calfat. “É uma entidade nova, com menos de 20 anos de fundação. Desde então, criamos muitos outros eventos, sendo os mais recentes o Imobtur e o Adit Arq. Que venha muito mais”, acrescentou.

Para finalizar esses momentos iniciais da Adit Share, Calfat se juntou a Alexandre Mota, diretor da Caio Calfat Real Estate Consulting, para apresentar os números do estudo Cenário de Multipropriedades no Brasil 2023, conteúdo já adiantado pelo Hotelier News ontem (16).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Adit Brasil

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News