Reportagem atualizada às 14h41, de 15/04/2021*

O número de 400 hotéis na América do Sul fica cada vez mais próximo para a Accor. A rede deve abrir muito em breve, talvez ainda este mês, duas unidades em Belo Horizonte. Os dois empreendimentos, na verdade, ficam em um mesmo complexo no tradicional bairro da Savassi e levam as bandeiras Novotel e ibis Budget. Ambos já estão disponíveis nas principais OTAs e no site da empresa francesa.

A Incorporadora Maio e a Construtora Paranasa, que têm outros hotéis com a Accor em Minas Gerais, são parceiros no empreendimento, financiado no modelo de condo-hotel. As aberturas ocorrem com sete anos de atraso, visto que o projeto foi anunciado originalmente em 2011 visando à Copa do Mundo de 2014. No período, o complexo sofreu alterações e, quando lançado, previa apenas uma unidade da bandeira Novotel.

Cerca de 50 funcionários já trabalham na implantação dos dois empreendimentos neste momento. A reportagem recebeu há pouco a confirmação de que a abertura oficial do Novotel foi confirmada para terça-feira que vem (20). Já o ibis Budget deve entrar em funcionamento em mais ou menos um mês e meio.

Inicialmente, contudo, a rede francesa aguardava uma posição da prefeitura de Belo Horizonte sobre as medidas restritivas adotadas na cidade. Até hoje (15) pela manhã, a capital mineira estava na onda roxa, a mais rígida de todas as fases dentro do programa Minas Consciente, criado pelo governo do estado para conter o Covid-19. Com isso, a Accor considerava que inaugurar os dois hotéis com a cidade adotando medidas bastante restritivas de isolamento social, com o comércio fechado, não faria muito sentido.

Há pouco, o governador Romeu Zema confirmou o retorno para a onda vermelha da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda assim, mesmo dentro da onda roxa, os hotéis podiam funcionar normalmente, mas com algumas limitações. Restaurante, academia e piscinas, por exemplo, não podem operar.

Accor - abertura Novotel Savassi_quarto

 Novotel contará com 203 apartamentos, com projeto arquitetônico de Oscar Ferreira

Accor: os hotéis

Localizado na Avenida do Contorno, o complexo dual branded foi projetado pelo arquiteto Oscar Ferreira. O Novotel BH Savassi terá 203 apartamentos, todos climatizados e wi-fi grátis. A unidade conta ainda com uma sala de eventos com capacidade para até 152 pessoas, além de academia, sala de massagens, spa, sauna e espaço kids. Na área de A&B (Alimentos & Bebidas), a opção é o Gourmet Bar.

Já o ibis Budget BH Savassi dispõe de 240 apartamentos que podem acomodar de duas a três pessoas. Todos os quartos são climatizados e contam com TV e wi-fi grátis. O hotel oferta também academia e estacionamento. A unidade é ainda pet friendly, mediante taxas.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor