Accor: hotéis das Américas unem práticas ESG e inovação
5 de junho de 2024No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Accor reitera seu compromisso com a sustentabilidade, reforçando as iniciativas pioneiras de seus hotéis nas Américas. Como uma das principais referências globais em hospitalidade, a gigante francesa tem se destacado na promoção de práticas eco-friendly, enfrentando os desafios do setor turístico com inovação e responsabilidade social.
Embora o turismo enfrente obstáculos na adoção de práticas sustentáveis, a Accor adotou uma série de iniciativas, como estratégias colaborativas que integram a sustentabilidade em todas as etapas das operações hoteleiras, proporcionando aos hóspedes uma experiência de hospedagem comprometida com o meio ambiente.
Iniciativas sustentáveis
Os hotéis da Accor nas Américas têm implementado uma série de iniciativas sustentáveis, incluindo:
- Redução de emissões de carbono e gestão de resíduos: o Novotel Itu Golf & Resort no Brasil adotou um queimador de biomassa para aquecimento, resultando na redução significativa do consumo de GLP e das emissões de carbono. Além disso, hotéis como o Pullman Rosário na Argentina e o Pullman Guarulhos no Brasil têm implementado programas de reciclagem e doações para reduzir o desperdício de alimentos.
- Conservação de água e energia: mais de 45% dos hotéis da Accor instalaram Estações de Tratamento de Água Cinza, permitindo o reúso da água para diversas finalidades. Além disso, a rede promove o uso de energia renovável e parcerias com táxis movidos a energia híbrida. A gigante hoteleira firmou seu comprometimento com a iniciativa da ONU em relação ao consumo de água em abril e tem seguido com os princípios de economia.
- Eliminação de plásticos de uso único: dispensadores de água e garrafas reutilizáveis têm sido disponibilizados em diversos hotéis, eliminando a utilização de itens de plástico de uso único. Atualmente, 85% dos empreendimentos das Américas adotaram essa prática.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas, enfatiza a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente como um momento crucial para refletir sobre a preservação dos recursos naturais. “Acreditamos que ações efetivas de conscientização e preservação ambientais são fundamentais para o futuro do planeta e da própria indústria de hospitalidade. Por meio de iniciativas inovadoras e práticas responsáveis, estamos liderando o caminho para um turismo mais verde e socialmente responsável”.
(*) Crédito da foto: divulgação/Accor