Abel Castro anuncia a troca de bandeiras na Accor
(fotos: Thais Queiroz)
 
Com base num plano de reformulação de marcas e estruturas, a Accor formalizou o anúncio, na manhã desta quinta-feira (5), da substituição da bandeira Formule 1 no Brasil pela ibis budget. Com hotéis apenas nas grandes cidades, a marca passará a ser vista também em municípios interioranos de mercados com relevância econômica, com hotéis de menor porte operados sob a bandeira ibis budget.
 
A troca de nomes ocorrerá até julho deste ano, assim como a cor das logomarcas dos outros ibis que serão usadas também como estratégia para a consolidação da marca para os clientes: ibis Hotels (vermelha), ibis Styles (verde), e ibis budget (azul).
 
De acordo com Abel Castro, diretor de Desenvolvimento para América Latina, a Accor administra hoje 12 Formule 1 nas principais cidades brasileiras que registram, em média, 90% de ocupação ao ano.
 
“A ideia desta mudança começou a ser discutida há cerca de um ano. Como o Formule 1 sempre foi um modelo de sucesso com demanda crescente, decidimos adotar um novo conceito e levá-lo a outras regiões estratégicas”, afirma Castro.
 
O diretor de Desenvolvimento da Accor explica
as novas estratégias para consolidar o ibis budget
 
O executivo ressalta que a história da hotelaria no Brasil é inversa à de muitos outros países: “Primeiro surgiram e se consolidaram aqui os hotéis upscale e então os hotéis mais acessíveis”, completa. Ainda segundo o diretor, hoje o que se pode observar nas grandes capitais brasileiras é a crescente demanda por hospedagens em midiscale – quando o preço da diária é justo em relação ao serviço oferecido.
 
Nova bandeira em números
A rede francesa visa, em seu novo plano estratégico, mostrar aos investidores que pode apresentar orçamentos de construção – e não somente de administração, o que era comumente feito. Com isso, foram desenvolvidos modelos de franquia em que os interessados em construir novos ibis budget apresentam uma carta de intenção que posteriormente passa por avaliação da Accor.
 
O diretor de Desenvolvimento atesta que, apesar de a rede querer expandir a marca para mercados estratégicos menores, a escolha do local de um novo hotel é cuidadosamente estudada. “Já temos 25 contratos assinados com três importantes construtoras que investirão R$ 200 milhões nestes novos ibis”, adianta.
 
A Atrium Construtora assinou dez hotéis para serem construídos na região Sul; a Construtora e Incorporadora Souza Maria também será responsável por dez hotéis, em São Paulo e Minas Gerais; já o grupo Martins Hotéis assinou cinco empreendimentos em Goiás e Tocantins.
 
Todas são responsáveis por entregar as obras nos próximos quatro anos, como previsto em contrato. Cada ibis, de 60 apartamentos em média, leva em torno de seis meses para ser construído. A primeira unidade a ser entregue será a de Sertãozinho, no interior de São Paulo, prevista para janeiro de 2013.
(Thais Queiroz)