Roland de Bonadona, COO da Accor América LatinaRoland de Bonadona, COO do grupo Accor para a América Latina
(foto: arquivo HN)

Confirmando o que já havia cogitado, revelado em outubro em entrevista exclusiva ao Hôtelier News, o grupo francês Accor anunciou a mudança de bandeira do hotel que hoje atende pelo nome de Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema. O empreendimento passa a operar sob a marca cinco estrelas Sofitel.

Para realizar a conversão, a companhia pretende aplicar cerca de US$ 20 milhões num projeto que tem como objetivo adequar a estrutura atual do meio de hospedagem aos padrões da marca de luxo.

Conforme adiantou Roland de Bonadona, COO da Accor na América Latina, as alterações no imóvel devem ser concluídas ainda este ano. De acordo com o executivo, a mudança tem um intuito claro: aumentar o portfólio da Accor em marcas superiores. Segundo ele, a população consumidora de hotelaria no Brasil teve seu poder aquisitivo aumentado nos últimos anos – o que pode favorecer negócios neste sentido.

Transação
A negociação que concedeu a posse do Caesar Ipanema ao grupo europeu ocorreu em julho passado, quando a Accor adquiriu toda a carta de unidades sul-americanas da mexicana Posadas, numa transação que envolveu investimentos de US$ 275 milhões.

Além da unidade carioca, outros 13 hotéis das marcas Caesar Park e Caesar Business instalados no Brasil e 16 em todo o continente mudaram de administradora.

Permanência da bandeira no Rio
Com a realização da mudança, a companhia francesa garante a permanência da Sofitel na capital fluminense, já que o outro edifício que exibe a marca – o Sofitel Rio de Janeiro, situado em Copacabana – está em disputa judicial.

Administrado há cerca de 15 anos pela empresa europeia, o edifício foi comprado pela grupo BHG (Brazil Hospitality Group), junto a Verplan Hotéis e Turismo S.A., até então proprietária do prédio.

A última decisão ocorreu em maio do ano passado, quando a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu ao BHG o direito de aquisição do imóvel. Contudo, a Accor já entrou com recurso alegando ter o direito de administradora na compra. O caso ainda não foi findado.

O Sofitel Rio de Janeiro pode ser transformado num hotel do BHGO Sofitel Rio de Janeiro pode ser transformado num hotel do BHG
(foto: travelhotelvideo.com)

Outras mudanças
Outras cinco unidades – quatro no final de dezembro e uma na última semana – que tinham a bandeira Caesar também foram alteradas.

Duas delas são brasileiras: Caesar Business Botafogo, no Rio de Janeiro, e Caesar Business Lagoa dos Ingleses, em Minas Gerais, que agora serão operados com a marca Mercure.

Completam a lista o Caesar Business Santiago Centro e o Caesar Business Puerto Montt, ambos no Chile, que também terão selo Mercure; e o Caesar Park Buenos Aires, na Argentina, futuro MGallery.

Serviço
www.accor.com