Accor e Amundi anunciaram parceria em prol do meio ambiente. As duas empresas assinaram um compromisso de preservação dos oceanos por meio do programa Ocean Framework. Criado pela Fondation de la Mer (Fundação do Mar), o projeto visa ajudar empresas e investidores a avaliar o impacto das atividades comerciais na vida selvagem oceânica.

Uma das principais gestoras de ativo da Europa, a Amundi foi uma das primeiras organizações a aderir à plataforma do Ocean Framework. De início, focou nos setores de pesca e aquicultura, energia, hotéis e cruzeiros marítimos, o que incluiu a Accor. Três objetivos centrais entraram em foco:

  • Avaliar o impacto das empresas nos oceanos usando o Ocean Framework como diretriz.
  • Relatar os impactos específicos do oceano usando os indicadores de performance identificados no programa.
  • Desenvolver estratégias e políticas oceânicas dedicadas para incluir a preservação do oceano nas estratégias de biodiversidade.

“O projeto Ocean Framework dá suporte ao nosso compromisso com a preservação do meio ambiente ao nos prover uma ferramenta com indicadores de desempenho concretos que vão nos permitir se envolver com nossos parceiros de maneira mais eficaz”, comenta Jean-Jacques Barbéris, head of Institutional & Corporate Client Coverage e ESG da Amundi.

“Estamos totalmente comprometidos em aumentar nosso apoio às empresas em sua contribuição positiva para o meio ambiente e mais ainda em ter a Accor ao nosso lado”, completa Barbéris.

ESG em foco

Comprometida com a agenda ESG, a Accor prepara o desenvolvimento de uma estratégia voltada para a preservação do oceano a partir dos relatórios do Ocean Framework. Entre as primeiras ações previstas, a Accor baniu seis espécies de peixes em risco de extinção, além de outras ameaçadas localmente, dos cardápios dos restaurantes dos seus hotéis.

“Como uma empresa global de hospitalidade, devemos colocar o oceano no centro de nossa estratégia de biodiversidade e tomar ações concretas para protegê-lo”, afirma Brune Poirson, diretor de Sustentabilidade da Accor. “Isso requer não apenas uma estratégia clara e dedicada, mas também um sistema de relatórios robusto. Trabalhar lado a lado com nossos investidores e nossos parceiros em toda a nossa cadeia de valor nos ajuda a construir estratégias oceânicas e de biodiversidade robustas e impactantes”, completa.

Vale destacar que a Accor tem outras frentes de atuação no que tange a preservação do meio ambiente. Um bom exemplo é o compromisso em eliminar plásticos descartáveis dos hotéis até o final do ano. O objetivo é reduzir a pegada de carbono da empresa e contribuir para a retirada de 14 milhões de toneladas de plástico dos oceanos anualmente.

(*) Crédito da foto: Pixabay