A hotelaria paraibana vem noticiando uma série de novos empreendimentos em João Pessoa nos últimos anos. E a melhoria na infraestrutura de hospedagem na cidade também pode ser refletida no aumento da demanda — em linha de aquecimento desde 2023. Na Semana Santa, dados da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba) apontam para um feriado movimentado na capital.

A ABIH-PB estima que a ocupação média será de 82%, com muitos empreendimentos chegando a 100% dos quartos reservados, conforme revelam os dados dos hotéis associados. O número é superior aos 75% registrados no mesmo período do ano passado.

Daniel Rodrigues, secretário de Turismo de João Pessoa, destaca que o destino inaugurou diversos empreendimentos nos últimos meses, o que fez a oferta de leitos crescer consideravelmente. Hoje, a capital possui quase 12 mil leitos no total.

Ocupação x malha aérea

A ocupação hoteleira está diretamente ligada ao número de voos extras que serão operados para a capital paraibana no período. Conforme dados da Aena Brasil – empresa espanhola que administra o Aeroporto de João Pessoa – está prevista uma movimentação de 134 voos, entre pousos e decolagens. O número é 31% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, de acordo com a Aena Brasil, serão ofertados 22 mil assentos, quantidade que também representa um aumento de 31% comparado a oferta de 2023. As localidades com maior número de voos para a capital paraibana são: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Belo Horizonte (Confins), Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Somente a Azul Linhas Aéreas anunciou a sua malha aérea ampliada para o período da Semana Santa até o dia 1º de abril, com dois voos extras para João Pessoa.

Para Rodrigues, essa demanda confirma a tendência de que a cidade ganhou ainda mais espaço no turismo nacional, mantendo uma boa ocupação hoteleira. “É um momento fantástico do nosso turismo e estamos prontos para superar as expectativas de todos”.

(*) Crédito da foto: Arquivo/Secom