Na comparação anual, a demanda por voos domésticos, medida em passageiros transportados, recuou 38,5% em fevereiro, segundo divulgado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Os dados são da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e apontam o pior resultado para o período desde 2000, quando iniciou-se a série histórica.

O desempenho também foi o mais fraco desde outubro de 2020. Já a oferta, calculada em assentos por quilômetros ofertados, teve redução de 34,7%, na mesma base de comparação. Consequentemente, a taxa de ocupação das aeronaves foi de 77,1%, o que representa retração de 4,7 pontos percentuais.

O transporte aéreo de passageiros no mercado internacional teve redução de 89,3% em fevereiro, em relação a igual mês do ano passado. A oferta, por sua vez, recuou 75,6% na comparação anual, com o aproveitamento das aeronaves de 35,2%, uma diminuição de 45,1 pontos percentuais, o pior desempenho mensal do indicador desde 2000.

Abear: mais números

Os resultados de fevereiro entram em colisão com os números de janeiro, considerado pela Anac o melhor desde o início da pandemia. A demanda por voos domésticos recuou 31,6% no mês passado, em relação a janeiro de 2021, com queda de 27,5% na oferta na mesma comparação. No mercado internacional, o transporte de passageiros teve diminuição de 53,1% e a oferta registrou retração de 32,7% para o mesmo mês.

Em março, o setor vem observando queda de 52,4% na oferta de voos frente ao mesmo período do ano passado, ainda no início da pandemia. Neste mês, foram contabilizadas 1.258 partidas diárias domésticas.

(*) Crédito da foto: snowjam/Unsplash