A forma de consumir dentro dos hotéis está mudando, seguindo movimentos econômicos, geracionais, tecnológicos, entre outros aspectos. E tais transformações podem ser ainda mais sentidas no A&B (Alimentos & Bebidas), que vem sofrendo profundas modificações em sua oferta.

Uma análise recente da CBRE para a Lodging Magazine observou que o aumento dos salários, o crescimento dos custos de fornecimento e os desafios contínuos de mão de obra levaram os hoteleiros a reduzirem cada vez mais o horário e as opções de menu de restaurantes. Diminuir o serviço de refeições no quarto e minibar, e adotar quiosques de autoatendimento e modelos de mercados grab-and-go são algumas das soluções aplicadas à esses problemas.

Essas estratégias representam uma oportunidade para os hoteleiros criarem ofertas de A&B personalizadas para seus hóspedes. Ao incluir os produtos certos que atendem às necessidades e preferências dos clientes atuais, os empreendedores podem aumentar a satisfação enquanto diminuem os gastos nas instalações. Conheça três tendências que surfam nessa nova onda de consumo dentro dos meios de hospedagem.

Estratégias

  • Petiscos substituem as refeições: No “What’s Hot 2023 Culinary Forecast” da National Restaurant Association, foi observado que o “trabalho remoto perturbou profundamente o conceito de períodos de refeição definidos”. Em vez de dedicar tempo para comer três refeições completas por dia, os consumidores estão optando cada vez mais por conveniência e alimentos que podem ser apreciados em movimento, o que levou ao aumento do consumo de petiscos.
  • Viajantes escolhem conveniência e valor: Com a proliferação de pedidos digitais e plataformas de entrega de terceiros, os consumidores de hoje estão acostumados a acessar refeições e lanches de maneira fácil, e eles mantêm essas expectativas quando estão viajando. A conveniência é um fator crucial ao escolher entre opções de alimentos e bebidas durante as viagens.
  • Opções saudáveis estão em demanda: Muitos hóspedes atuais desejam manter hábitos saudáveis quando estão fora de casa, seja frequentando o fitness center do hotel ou mantendo uma alimentação equilibrada ao longo do dia. Mais de dois terços dos viajantes consideram importante ter opções saudáveis de alimentos e bebidas. A preferência por produtos com listas de ingredientes mais curtas e simples está em ascensão, com os rótulos nutricionais exercendo influência nas decisões de compra.

É provável que essas tendências de A&B sejam duradouras, à medida que a demanda por produtos voltados para a saúde continua a crescer. O Global Wellness Institute projeta que o mercado global de alimentação saudável, nutrição e perda de peso aumentará de US $1.079,3 bilhão para US$ 1.500,7 bilhão entre 2022 e 2027. O maior segmento desse mercado, alimentos e bebidas com rótulos saudáveis, cresceu 10,9% em 2021 e 3,1% em 2022, movimentando US$ 874,3 bilhões.

(*) Crédito da foto: Racool_studio/Freepik