Marriott se aproxima da marca de 1,5 milhão de quartos
24 de janeiro de 2022A Marriott International, que apontou as reservas digitais como um dos impulsionadores da retomada, divulgou os resultados de 2021, descrevendo o ano passado como um período de aumento no número de quartos e contratações, se aproximando da marca de 1,5 milhão de UHs ao redor do mundo, segundo o Hotel Management. De acordo com dados divulgados no final de 2021, o portfólio da rede consistia em mais de 8 mil propriedades e cerca de 1,48 milhão quartos em 139 países.
Além disso, o pipeline da empresa prevê construção de mais 485 mil acomodações. Segundo relatório divulgado no terceiro trimestre do ano passado pela Lodging Econometrics, a Marriott tinha 1.286 hotéis com 166.174 quartos em construção e, até o final de setembro, abriu 60 unidades com 7.882 UHs. O número representa 30% do total de acomodações inauguradas nos EUA no período.
Em 2021, a companhia assinou 599 acordos, que respondem por 92 mil quartos, dos quais pouco mais da metade estão localizados fora dos EUA e Canadá. Em conferência realizada em novembro com investidores, Tony Capuano, CEO da rede, afirmou que espera que o avanço do número de acomodações chegue a 6% em todo o ano de 2021.
Crescimento das marcas de luxo, all inclusive e extended stay
No ano passado, a Marriott também registrou crescimento das marcas de luxo, chegando a 476 empreendimentos em 69 países e territórios. No período, a empresa assinou 40 acordos para hotéis da categoria, representando mais de 6 mil quartos, aumentando o portfólio em 4,8%.
Até o final de 2021, o pipeline do segmento na rede tinha quase 50 mil UHs. Para este ano, a perspectiva é de que sejam abertos mais 30 hotéis.
O portfólio de all inclusive, por sua vez, inclui 28 propriedades com 8 mil quartos no Caribe, México e América Central. No ano passado, foram firmados 22 acordos para construção de resorts no segmento, com a marca Autograph Collection Hotels respondendo pela maior parte deles. Além disso, as parcerias também contemplam a construção da primeira unidade all inclusive da Marriott no norte da África.
Carlton Ervin, diretor de Desenvolvimento Global da Marriott, pontuou que embora o crescimento tenha sido focado no Caribe e América Latina, a empresa vê grandes oportunidades de se expandir em outros mercados, como Oriente Médio.
No segmento de extended stay, a marca observou crescimento da demanda e credita a o resultado ao trabalho remoto e ao crescimento do bleisure – tendência que une negócios e lazer – ao redor do mundo. Em 2021, o segmento representou 37% das reservas da rede nos EUA e Canadá. As marcas Element Hotels, Residence Inn By Marriott e TownePlace Suites respondem por 1,4 mil hotéis.
Conversões
Durante o período, a Marriott converteu 18 mil quartos, número que representa 21% do total de aberturas. Entre as conversões mais esperadas para este ano, estão o JW Marriott Hotel São Paulo, com inauguração prevista para o segundo trimestre.
Demanda residencial
Atualmente, a Marriott possui cerca de 196 projetos residenciais abertos ou em desenvolvimento em todo o mundo. Em um panorama geral, o setor residencial da marca teve crescimento de 80% e a empresa espera estrear mais 14 projetos este ano em destinos como Nova York e Belgrado.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International