(foto: arquivo HN/FIlip Calixto)

Durante uma coletiva de imprensa virtual realizada nesta semana, Vinicius Lages, ministro do Turismo, apresentou o Plano de Marketing Turístico – Experiências do Brasil (2014-2018), que tem como objetivo levantar estratégias para impulsionar o setor.

O projeto é norteado por três eixos principais: ampliar e diversificar o consumo turístico no mercado nacional, incrementar a qualidade e a competitividade dos produtos e destinos além de implementar mecanismos efetivos para a cooperação público-privada.

Segundo o ministro, o planejamento é voltado para o mercado interno e sua principal contribuição será desenvolver uma cultura de viagem para novos turistas e para as pessoas que já viajam, incluindo novas experiências, produtos e destinos na prateleira do turismo.

“O Brasil possui uma oferta de roteiros bastante qualificada. O desafio é ajustar produtos, inovar nos serviços e desenvolver a infraestrutura necessária para que continue ocorrendo o crescimento das viagens pelo país”, afirmou Lages.

Luciana Fernandes, diretora de Marketing do MTur, destacou também que os quatro focos estratégicos para o próximo período são: gestão da demanda e atuação em mercados prioritários; efetividade da promoção e comunicação; fortalecimento da cooperação público-privada; e competitividade e inovação da oferta turística.

Agregados ao plano, estão outros produtos que devem ser lançados em breve, de acordo com Lages. Um deles é o novo portal do ministério, que será uma plataforma colaborativa para que os turistas possam interagir durante todo o ciclo de viagem. O outro é o calendário turístico nacional.

O Plano de Marketing envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, com contribuição dos órgãos oficiais de turismo de todas as Unidades da Federação, entidades empresariais e instituições de ensino.

Serviço
www.turismo.gov.br