Oferecer aos hóspedes Internet de banda larga em todos apartamentos é uma necessidade crescente dos hoteleiros. A tendência é que os hotéis, que atendem o segmento executivo, principalmente, ofereçam o benefício sem custo para os hóspedes, o que já acontece em alguns empreendimentos.
A empresa catarinense CIANET desenvolveu uma tecnologia que se adapta perfeitamente às necessidades de grandes espaços, permitindo a redução de custos de instalação e manutenção. Isso porque a tecnologia HPN – Home Phoneline Network, é baseada no compartilhamento de infraestrutura da rede de telefones, já existente.
“A idéia é que usando uma infraestrutura já existente, os custos de instalação e manutenção sejam menores em relação ao cabo e ao sinal de rádio, por exemplo”, afirma João Francisco Santos, diretor comercial da CIANET. “O custo costuma ser 40% menor para o cliente final”, completa Santos. “A facilidade é que, uma menor quantidade de equipamentos é necessária para atender com qualidade e performance a mesma extensão territorial”, emenda Ricardo May, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. “Num hotel, por exemplo, com apenas um Long Run instalado perto do quadro de telefonia, todo um andar seria atendido”, finaliza May.
Outro benefício da tecnologia desenvolvida pela CIANET é que ela pode ser usada combinada com wireless, com cabo ou ainda internet via fibra óptica. O sinal de internet banda larga chega ao hotel sob qualquer uma destas formas e é redistribuído então pelos aparelhos da CIANET. Isso permite que o empreendimento escolha o provedor com a melhor relação custo-benefício. Em relação à tecnologia wireless, a HPN é mais segura e tem melhor performance. (Peter Kutuchian)

Serviço
www.cianet.ind.br