Na manhã de hoje (1), os sócios da 123 Milhas, sediada em Belo Horizonte, tornaram-se alvos de uma operação conduzida pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). A ação, que conta com a participação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e o apoio da Polícia Civil, visa investigar crimes de lavagem de dinheiro e estelionato, aponta o Estado de Minas.

No total, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos sócios da empresa, localizados em diversos bairros da capital mineira, incluindo Funcionários e Santo Agostinho, na Região Centro-Sul. As buscas concentram-se nos escritórios da 123 Milhas e de outra empresa do grupo, Maxmilhas, com o objetivo de apreender documentos relevantes para a investigação em curso.

A operação, denominada “Mapa de Milhas”, está sendo conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital. O contingente envolvido na ação é expressivo, contando com a participação de oito promotores de Justiça, cinco delegados da Polícia Civil, 53 investigadores, um policial militar e cinco servidores do Ministério Público.

Histórico

Na última semana, a Justiça de Minas suspendeu, pela segunda vez, o processo de recuperação judicial da empresa, que havia sido retomado em dezembro de 2023, após uma suspensão anterior a pedido do Banco do Brasil, em setembro do mesmo ano.

A suspensão mais recente foi fundamentada na alegação do Banco do Brasil de que a agência de viagens não apresentou todos os documentos necessários na petição inicial, bem como deixou de incluir a lista de credores. A nova decisão judicial, por sua vez, destaca que empresas associadas ao grupo não passaram por uma análise prévia de suas condições reais de funcionamento, o que mantém o impasse no pagamento de dívidas, tanto com credores quanto com clientes.

Até o momento, nem a 123 Milhas nem a Maxmilhas se pronunciaram sobre a operação em curso. O Estado de Minas entrou em contato com ambas as empresas e aguarda uma resposta oficial.

(*) Crédito da foto: Luis Lima Jr/Fotoarena/Estadão Conteúdo