aplicativos de mensagens - dicas

Mudar radicalmente a rotina de trabalho e conseguir manter os mesmos índices de produtividade não é tarefa fácil. Desde a chegada da pandemia, empresas de diferentes setores adotaram o home office, impactando diretamente a maneira como os colaboradores se relacionam. Desta forma, aplicativos de mensagens, videochamadas e conferências online passaram a fazer parte do dia a dia de boa parte dos trabalhadores.

Tendência que deve ser mantida por muitas empresas mesmo após a pandemia, o home office demanda maior foco, concentração e comprometimento. Para manter as performances com bons resultados, uma comunicação assertiva tem peso relevante. Diante das atuais necessidades do mercado, a HSystem listou 10 dicas de como manter a produtividades utilizando aplicativos de mensagens.

“Ao trabalhar de casa, é necessário não só ter um ambiente adequado, como também entender os desafios que a distância traz. Com mudanças simples no jeito de lidar com sistemas de mensagens e conferências, a produtividade pode ser consideravelmente ampliada”, pontua Diego Corrêa, CMO da HSystem.

Aplicativos de mensagens: dicas

Estas não são regras fixas, mas são guias de conduta para que as interações no home office via aplicativos de mensagens sejam menos cansativas e mais produtivas, possibilitando que as pessoas tenham mais saúde mental dentro e fora do trabalho.

1- Os grupos são muitos e todas as mensagens são em tempo real. Então, assuma que alguém possa estar atendendo a outra pessoa no momento que você mandar mensagem.

2- Se existe algo importante a dizer diretamente a uma pessoa específica, marque-a ou mande mensagem direta (ou ambos).

3- Se a mensagem interessa realmente somente a uma pessoa do grupo, não interrompa todos, mande diretamente para ela.

4- Não cobre dos participantes leitura de audio e texto retroativa de todos os grupos.

5- Marque os grupos importantes em que a leitura completa é absolutamente necessária.

6- Entenda que grupos não são locais de brainstorm: bater papo sem pauta em múltiplos grupos tira a produtividade de todos os envolvidos. Marque uma videochamada ou ligue se precisar falar de um assunto denso ou sem pauta definida.

7- Se ligar para alguém e esta pessoa não atender, deixe uma mensagem com o assunto para que ela retorne.

8- Se for mandar áudio, pense antes de falar e seja sucinto: em algumas empresas o total de áudios enviados em todos os grupos passa de 1 hora por dia. Vale mesmo todos pararem para escurar tudo?

9- Se for mandar áudio de assuntos importantes, urgentes ou muito longos, faça uma legenda do seu audio, e reencaminhe para as pessoas que necessariamente que você quer ter certeza que ouça.

10- Só mande mensagem em grupos de trabalho fora do horário se for estritamente necessário, e o trate como mural de recados. Se houver algum assunto urgente ligue para a pessoa. É importante para a saúde mental dos colaboradores separar trabalho e tempo livre.

(*) Crédito da foto: LoboStudioHamburg/Pixabay