Por do sol no Rio Guaíba, em Porto Alegre
(foto: pixabay/vasconcellosrs0)

Após experimentar crescimento durante o mês de agosto, a taxa de ocupação hoteleira de Porto Alegre voltou a cair em setembro. Segundo dados coletados pelo Bemtur (Boletim Estatístico Municipal do Turismo de Porto Alegre), a média de quartos hoteleiros ocupados no nono mês foi de 48,82%, numa queda de 6% na comparação com mês anterior e 8% quando analisados os dados de idêntico período em 2015.

De acordo com o relatório elaborado pelo setor de estatísticas do governo municipal, o final de agosto e início de setembro foram positivamente influenciados pela realização do Expointer – evento agropecuário realizado na região Metropolitana da cidade. Durante os nove dias de evento, a ocupação média da hotelaria no destino bateu os 64% e chegou a ter pico de 80%.

Contudo, o bom momento não durou o suficiente para sustentar os números das semanas seguintes e os hotéis voltaram a esvaziar-se.

Os números do Bemtur mostram ainda a movimentação no Aeroporto Internacional Salgado Filho que anotou fluxo 7% menos de embarques e desembarques na comparação com setembro do anos passado.

Serviço
portoalegre.rs.gov.br