Hotel  Renar, em Santa Catarina
(foto: divulgação/Assessoria Hotel Renar)

Construído no alto de uma colina de Fraiburgo, em Santa Catarina e envolto por 150.000m² de área verde, o Hotel Renar completa hoje (31) 33 anos de operação. Celebrando a preservação de suas tradições, o empreendimento espera superar em 10% a ocupação e o faturamento médio do ano anterior. O empreendimento, no entanto, não divulgou mais números sobre seus resultados.

Edson Ziolkowski, diretor do hotel hotel, explica em entrevista ao Hôtelier News, que o maior desafio do complexo durante os anos operando foi de conservar uma quantidade média de leitos ocupados, uma vez que o surgimento de novos meios de hospedagem e novas tecnologias tornavam continuamente necessários a inovação do hotel, seja em infraestrutura como em serviços. "Manter o hotel atualizado é outro grande desafio, pois a cada dia novos meios de hospedagem, novos produtos, novos sistemas, tudo facilmente a disposição do cliente faz com que a comparação seja e inevitável", destaca.

"Hoje, o cliente é quem faz o seu hotel ter mais ou menos hóspedes, basta ele se posicionar nas mídias sociais. Tudo é mais dinâmico e a concorrência é muito mais acirrada, além da quantidade de novos hotéis que surgiram nestes 33 anos", opina. É por meio destes canais que o empreendimento busca intensificar sua programação, estrutura e demais atrativos.

Alguns aspectos da localização, no entanto, ainda aparecem como obstáculos a serem superados. "A logística piorou para o interior, pois continua dependendo das mesmas estradas, agora congestionadas. O valor e a facilidade dos voos para destinos com maior infraestrutura levam o cliente a pensar no tempo e nas facilidades. Levamos de vantagem à tranquilidade do interior, as belezas naturais e a segurança do destino", diz.

 

Hotel Renar no começo de sua operação, na cidade de Fraiburgo
(foto:divulgação/Assessoria Hotel Renar)

Retrospecto
O executivo relata que durante três décadas de operação a propriedade pôde observar as mudanças que ocorreram no Brasil devido ao surgimento de novas tecnologias: "Em 1981, a comunicação era por telex e a folhetearia, totalmente impressa. Além de poucos hotéis equipados com piscina termina e calefação no interior do Estado. Viajar de avião era privilegio de poucos e as viagens rodoviárias era o que se tinha de melhor e atendia a todos, porém eram mais rápidas, pois a quantidade de veículos era menor e as distâncias eram percorridas em menos tempo". Os novos meios de comunicação, assim como a maior frequência de mobilidade por vias aéreas, intensificaram a concorrência.

"Inicialmente, o Hotel Renar nasceu da necessidade de hospedar os curiosos turistas para ver e acreditar que no Brasil era possível produzir maçãs e até participar da colheita. Até hoje a colheita é uma grande atração. Para tornar o destino mais consistente, a criação da Rota da Amizade foi outro grande desafio, que com a integração de mais cinco municípios da região, tornou o destino mais conhecido" afirma o executivo.

Serviço
www.hotelrenar.com.br