De acordo com levantamento divulgado recentemente pelo Zarpo, as reservas para hotéis e resorts durante o mês de julho tiveram aumento de 72%, frente ao total de reservas realizadas em maio. A OTA atribui o crescimento a fatores como as férias escolares e o avanço da vacinação infantil contra a Covid-19, o que estimula as famílias a retomarem as viagens no período.

Ainda segundo a pesquisa, as viagens dentro do estado de São Paulo respondem por 26,5% das reservas para julho. O percentual, por outro lado, ainda permanece abaixo do apontado nos anos anteriores. Em 2021, por exemplo, o indicador chegou a 35,1% do total. Em 2020, momento mais crítico da pandemia, o número alcançou 61,9%.

Os números do levantamento demonstram interesse dos viajantes brasileiros por destinos mais distantes. As reservas para a região Nordeste no período representam 38,8% do total, ainda que seja o mês de inverno. “As famílias estão mais confiantes e dispostas a investir nas viagens. Para muitas, é a primeira desde o começo da pandemia”, afirma Daniel Topper, CEO do Zarpo.

Outros indicadores

A pesquisa do Zarpo observou que o ticket médio para as viagens em julho é o maior em relação aos últimos três anos. Na comparação com o ano passado, o crescimento apontado foi de 42%. Além disso, a média de diárias para o período é de quatro dias, número superior ao das viagens realizadas nos primeiros meses do ano, de três dias.

Os números positivos observados no relatório acompanham a expectativa de retomada do segmento, que vem ganhando força apesar da inflação. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a previsão de crescimento anual do setor é de 2,8% em relação ao ano passado. Na projeção anterior, a estimativa da entidade era de 2,4%.

Entre os destinos mais buscados pelos turistas, aparecem as cidades de Porto Seguro (BA), Poços de Caldas (MG), Porto de Galinhas (PE), Lins (SP), Praia do Forte (BA) e Gramado (RS), reforçando a tendência de retomada do setor.

Para o período, hotéis como o Wyndham Olímpia Royal Hotels, Bourbon Atibaia, Cana Brava Resort e La Torre Resort estão preparando programações especiais para entreter os hóspedes durante todo o mês.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Zarpo