No Zarpo, não se fala mais em expectativas para a retomada. Ela já aconteceu e de forma bem efetiva. A afirmação é de Daniel Topper, CEO da empresa. Em entrevista ao Hotelier News, o executivo pontuou que a OTA conseguiu crescer “durante a pandemia e apesar dela”, registrando 1 milhão de novos usuários. O número representa avanço de 15% no período.

“Com esse aumento na nossa base, chegamos a quase 7 milhões de cadastros ativos. E uma tendência que veio bem atrelada a isso é o peso dos dispositivos mobile, que hoje respondem por 55% das reservas feitas no nosso site. No período pré-pandemia, esse percentual era de 45%”, ressalta Topper.

Os dois últimos anos também remoldaram o comportamento e as necessidades do consumidor. Neste sentido, Topper destaca que o ponto que mais chamou atenção do Zarpo é a busca por confiança sendo priorizada pelos clientes.

“Durante a crise, os clientes precisaram remarcar suas reservas. As agências que conseguiram atender aos clientes se beneficiaram. Conseguimos manter um atendimento muito bom neste período, apesar do pico de demandas. Isso definitivamente nos ajudou durante a retomada. O consumidor também tem buscado um atendimento mais humanizado, e demos prioridade a isso. Ter uma pessoa real com quem falar tranquiliza o cliente e agrega valor”, ressalta.

Perspectivas

Topper acrescenta, em 2022, o Zarpo já está próximo de superar os números de vendas de 2019. “O ano de 2021 foi muito bom, com desempenho exatamente igual a 2019. Neste ano, também já alcançamos o nível pré-pandemia e a empresa caminha para superá-lo”, explica.

Zarpo - Daniel_Topper

Topper: apesar da pandemia, entregamos resultados muito bons

 

Ele afirma ainda que esses números são impulsionados também pelo retorno da demanda internacional. “Obviamente nosso ponto mais forte sempre foram as viagens domésticas, mas nos últimos meses vimos uma retomada mais acentuada, se aproximando de 2019. Ainda estamos abaixo, mas posso dizer com toda a certeza: estamos voltando”, completa.

Investimentos

Hoje, a política de investimento do Zarpo é baseada na performance. Por isso, a OTA tem adotado diversas iniciativas para seguir aumentando a base de usuários. “Temos atuado em duas frentes: aquisição de novos clientes pelo Google, Facebook e Instagram; e segmentação por e-mail marketing, investindo em newsletters e campanhas para entender melhor as necessidades de nossos clientes”, explica.

O Zarpo possui acordos diretos com mais de 500 hotéis parceiros e, segundo Topper, não há planos de mudar a estratégia de relacionamento com os empreendimentos, visto que o modelo atual – de relação direta – tem facilitado a negociação de tarifas, descontos, datas, além de contribuir para a resolução de problemas em geral.

Negócio com Westwing e focos para 2022

Por fim, Topper comentou sobre a tentativa de aquisição do Zarpo pela Westwing, anunciada ano passado, e que acabou não avançando devido ao que ele chamou de “falta de consenso de sinergias”. “Basicamente, a Westwing comunicou que estávamos entrando em negociações exclusivas. Então, desde o início, foi difícil chegar a um consenso e decidimos que não era o momento. Por outro lado, não precisávamos vender. O Zarpo está bem capitalizado”, conclui.

O executivo reforça que, para este ano, o foco é continuar crescendo e desenvolvendo diversos projetos, mas sem planos de se abrir a oportunidades de M&As (Merge & Aquisitions). “Por enquanto, nossa meta é continuar com esse crescimento, focando em nossos colaboradores e parcerias”, finaliza Topper.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Zarpo