Um projeto piloto nascido e gestado no Brasil que pode gerar benefícios para hotéis parceiros em toda América Latina. É com esses olhar e perspectiva que a Wyndham Hotels & Resorts desenvolveu o Go Wyndham, plataforma de compras de suprimentos para as 38 unidades no país. A ferramenta já nasce com 350 fornecedores e 5 mil produtos cadastrados de FF&E (Furniture, Fixtures & Equipments) e OS&E (Operating Supplies and Equipment), como mobiliário e iluminação, além de enxoval e amenities.

A rede norte-americana tem a Hamam como parceria tecnológica na plataforma. Nela, o hotel faz seu pedido e os fornecedores cadastrados enviam orçamentos, cabendo ao primeiro escolher as propostas que mais faz sentido para suas necessidades. “Sempre tivemos um programa de soluções para os hotéis, mas, antigamente, em um modelo tradicional: nosso departamento de Compras homologava fornecedores que seguiam nossos padrões e os indicava às unidades parceiras”, explica Eduardo Cruz Del Rio, vice-presidente de Operações da Wyndham para América Latina e Caribe.

“No passado, portanto, havia uma grande listagem de fornecedores, em que as unidades hoteleiras entravam em contato e negociavam diretamente. Ainda assim, não tínhamos certeza se, de fato, o hotel parceiro adquiriam ou não os produtos homologados por nós”, complementa o executivo. “Agora, passamos para um sistema de última geração, em que o hoteleiro pode, inclusive, parcelar a compra. Na outra ponta, embora tenhamos negociado bons preços, o fornecedor pode também fazer ações promocionais exclusivas dentro da plataforma.”

Wyndham: produto exportação

Segundo Del Rio, se houver adesão em massa dosa hoteleiros no Brasil à plataforma, é muito provável que a ferramenta seja levada para outros mercados latino-americanos. “Hoje, já temos 350 fornecedores, mas, com o lançamento, mais e mais empresas estão nos procurando. Então, acredito que esse número tende a crescer muito rapidamente”, acrescenta Lara Teixeira, diretora de Serviços Técnicos LATAMC da Wyndham.

Além disso, na visão da executiva, o Go Wyndham também vai facilitar bastante o processos de conversão dos hotéis, além dos projetos greenfield. “No primeiro caso, por exemplo, será uma transição muito mais ágil, amigável e fácil. O hotel encontrará tudo que precisa com poucos cliques. Queremos que, em toda cadeia, da compra à entrega e ao pós-venda, o hoteleiro tenha a melhor experiência possível”, finaliza Lara.

(*) Crédito da capa:  Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts