Ao longo do ano passado, os executivos da Wyndham Hotels & Resorts falaram abertamente sobre seu apetite por fusões e aquisições, já que a empresa estava com caixa para investir em novas marcas para adicionar ao seu portfólio. Entretanto, em uma ligação na semana passada com analistas para divulgar os resultados do segundo trimestre, as lideranças da rede revelaram a falta de opções no mercado, de acordo com informações do CoStar.

“É uma suposição justa dizer que não há uma abundância de negócios vindo em nosso caminho neste ambiente, então, a menos que achássemos que tínhamos um uso melhor para investir, provavelmente estaríamos procurando manter esse dinheiro para concluir consideravelmente [ fusões e aquisições]”, disse Michele Allen, diretora financeira da Wyndham. “Isso não significa que não há nada lá fora. Significa apenas que a chance de fazer algo em qualquer nível significativo de implantação de capital nos próximos nove a 12 meses é provavelmente menos provável no ambiente de hoje”, acrescentou.

Salvo qualquer movimento significativo das empresas, os alvos prováveis ​​para fusões e aquisições incluem marcas regionais menores no serviço de médio porte ou até mesmo no mercado de luxo.

“De uma perspectiva de cenário de fusões e aquisições, estamos procurando oportunidades tanto domésticas quanto internacionais, particularmente no que consideramos mercados de alto crescimento com geradores de alta demanda”, reforçou a diretora, acrescentando que “nada está fora da mesa”.

Portfólio atual

A Wyndham conta com 22 marcas em seu portfólio, incluindo bandeiras de estada prolongada, lançada em março com o nome Project ECHO — com 72 hotéis sob contrato. Em todas as suas bandeiras, a empresa possui aproximadamente 9 mil empreendimentos e 818.900 quartos em 95 países.

Qualquer aquisição para aumentar o portfólio teria que ser um ajuste estratégico, salientou o CEO da Wyndham, Geoff Ballotti. De acordo com o executivo, os empreendimentos do Radisson Hotel Group das Américas, adquirido pela Choice Hotels, não atendeu aos critérios da rede.

“Nossas equipes ficam muito perto de tudo o que está lá fora, tanto nacional quanto internacionalmente, incluindo Radisson, que analisamos várias vezes ao longo dos anos. Nunca foi para nós”, disse Ballotti.

“Se você pensar no Radisson em termos de portfólio, três quartos dele aqui nas Américas é a marca Country Inn & Suites, que concorre diretamente com o La Quinta, que tem duas vezes a pegada. O outro quarto desse portfólio aqui no mercado interno é o Radisson de serviço completo e seu produto Radisson Blu de serviço completo e sofisticado, que compete com nossos hotéis sofisticados Wyndham e Wyndham Grand. Ambos Wyndham e Wyndham Grand são duas marcas muito fortes para nós que também estão realizando muito bem. Não são bandeiras que sentimos que poderíamos crescer mais do que nossas marcas, que competem com a Radisson nesses segmentos”, pontuou o CEO.

A aquisição de marca mais significativa da empresa nos últimos anos foi a La Quinta, que adicionou mais de 900 hotéis franqueados ao portfólio da Wyndham quando o acordo de US$ 1,95 bilhão foi fechado em maio de 2018 . Antes disso, a empresa adquiriu a bandeira AmericInn em outubro de 2017, adicionando 200 hotéis; e Dolce em fevereiro de 2015 , somando 24 hotéis.

A empresa também aumentou sua presença organicamente, o que incluiu o lançamento em 2017 de sua primeira marca leve , a Trademark Hotel Collection, e a construção, compra e conversão de hotéis em suas marcas existentes. Em 21 de julho, a Wyndham anunciou uma parceria com o Palladium Hotel Group que adicionará 14 resorts à sua marca all inclusive Registry Hotels Collection.

“Como parte desta aliança estratégica assinada apenas neste mês, outros 5 mil quartos franqueados serão adicionados ao nosso portfólio ao longo do restante de 2022, elevando o total para 15 hotéis e resorts Palladium de alto padrão e luxo no México, Brasil, Jamaica e República Dominicana juntando-se ao nosso Registry Collection e Trademark Hotel Collection by Wyndham”, disse Ballotti.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts