Não é de hoje que o WTTC (World Travel & Tourism Council) pede que o setor centralize suas agendas em práticas de ESG (Environmental, social and corporate governance). No ano passado, a entidade uniu forças com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para publicar seu relatório Net Zero Roadmap, estabelecendo uma estrutura para a indústria zerar sua emissão de carbono até 2050. Na semana passada, a organização deu um novo passo em prol de um turismo mais benéfico com o lançamento dos Fundamentos de Sustentabilidade Hoteleira (Hotel Sustainability Basics).

A lista de diretrizes foi anunciada durante a Cúpula Global do WTTC, realizada em Manila, nas Filipinas. Os fundamentos têm como objetivo direcionar empreendimentos hoteleiros rumo à iniciativas mais sustentáveis, além de promover a redução do impacto ambiental do segmento.

“Estamos lançando o Hotel Sustainability Basics para garantir que nenhum hotel, por menor que seja, seja deixado para trás no esforço de introduzir medidas básicas de sustentabilidade dentro de um nível mínimo nos próximos três anos”, disse Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, em comunicado.

Os critérios, desenvolvidos pelo WTTC em estreita colaboração com marcas globais e associações do setor, focam em ações que são fundamentais para a sustentabilidade hoteleira e abordam o impacto do turismo no planeta em um espectro de questões críticas.

Ações em foco

Os fundamentos destacam 12 ações que ajudarão a elevar o nível básico de sustentabilidade em todo o setor de hospitalidade, fornecendo a cada hotel um ponto de partida em sua jornada.

Esses requisitos incluem iniciativas para medir e reduzir o uso de energia, medir e reduzir o uso de água, identificar e minimizar resíduos, bem como medir e reduzir as emissões de carbono.

As diretrizes também incluem também um programa de reutilização de roupa de cama; uso de produtos de limpeza verdes; eliminação de canudos de plástico, agitadores e garrafas plásticas de água de uso único; implementação de dispensadores de amenidades a granel; e medidas para beneficiar as comunidades locais.

O WTTC contou com o apoio da Sustainable Hospitality Alliance, além da participação de 11 empresas hoteleiras no desenvolvimento da lista. Os membros do grupo de trabalho incluem Accor, Barceló Hotel Group, Deutsche Hospitality, Huazhu Group Limited, Indian Hotels Company Limited, Jin Jiang Hotels, Louvre Hotels Group, Meliá Hotels International, Minor International, NH Hotel Group e Radisson Hotel Group.

Agora, a entidade está convocando operadores hoteleiros, proprietários, associações e investidores para apoiar oficialmente a iniciativa e trabalhar em suas redes para implementar as medidas nos próximos três anos. Inicialmente, oito dos 12 critérios são obrigatórios, enquanto outros podem ser comprometidos e cobertos nos primeiros três anos.

Para acessar as diretrizes completas acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/WTTC