WTM-LA: Faranda Hotels anuncia plano de expansão na América Latina

Empresa optou pela Radisson Individuals pela possibilidade de manter suas marcas

Com um mês de parceria com a Radisson Individuals, Carlos Fernández relata uma evolução muito positiva para o Faranda Hotels & Resorts. Em entrevista para ao Hotelier News durante a WTM-LA, o diretor Comercial da rede familiar colombiana aproveitou para anunciar um plano de expansão de 20 a 30 hotéis para os próximos cinco anos.

Depois de conversar com diversas redes, a empresa optou pela Radisson Individuals pela possibilidade de manter suas marcas. Em vez de sobrepor o branding da empresa, os hotéis aparecem como parte de uma coleção de propriedades da rede norte-americana com a etiqueta Radisson Individuals member. “Assim, nossos hotéis mantêm suas características e individualidades e tem total apoio de uma rede forte, além de capacidade de distribuição” afirma Fernández.

“Com um mês de parceria, posso dizer que já estamos muito contentes. Foi uma evolução muito positiva no posicionamento de nossa marca. Hoje, Panamá e Colômbia são nossos principais mercados, e a Radisson tem muita presença no mercado norte-americano”, comenta Fernández. “Estive, na semana passada, em um evento em Los Angeles. Foi a primeira vez que fui para o Estados Unidos e senti um clima positivo de negócios para nossos hotéis”, complementa.

Para atender à alta segmentação do mercado, a rede conta com quatro diferentes marcas: o Faranda Express (econômicos), Faranda Collection e Faranda Boutique (hotéis-boutique) e o Faranda Grand (luxo). Além da hospedagem, a empresa familiar também detém cassinos e restaurantes.

Faranda Hotels - Carlos Fernandéz

Novos projetos

Uma das principais novidades da rede, é o novo resort de alto padrão na República Dominicana, que usará bandeira Radisson Blue. “Pela primeira vez na história da empresa, estaremos operando uma propriedade com outra bandeira”, revela Fernández.

Fora isso, a rede colombiana tem um pipeline de 20 a 30 empreendimentos pelos próximos cinco anos, espalhados pelo Brasil, Peru e Argentina. “No Brasil, planejamos focar em hotéis boutiques no Rio de Janeiro, ainda que sejam menores, compensam pela localização.”

Dessa forma, o Faranda Hotels & Boutiques pretende se posicionar como uma marca para clientes latino-americanos em diferentes partes do mundo. “Quando você pensa na Europa, automaticamente o cliente lembra da Accor. No mercado norte-americano, Marriott. Agora, quando se pensa na América Latina, nada vem à cabeça”, brinca Fernández. “É justamente esta a posição que queremos ocupar”, finaliza. (Por Matheus Reis)


Itapema Beach Resorts muda estratégia para atender novo perfil de hóspedes

Hotel observou aumento na demanda corporativa

Além de avaliar crescimento exponencial nos últimos meses, o Itapema Beach Resorts mira a mudança de perfil dos hóspedes para implementar novas experiências. Em entrevista ao Hotelier News Ana Paula Lunardon, gerente de Marketing do empreendimento, também anuncia a expansão e adaptação ao público corporativo e de eventos, que vem gerando altas demandas.

“Estamos registrando alto crescimento desde setembro do ano passado. Janeiro foi o melhor mês, com incremento de 100% na receita em relação ao mesmo período de 2021. Em alguns momentos, não atingimos ocupação tão elevada, mas em compensação registramos diárias médias bem mais altas, contribuindo bastante para a melhora dos nossos índices”, afirma Ana Paula.

“Em fevereiro ficamos igual a 2021, dado que a ocupação no período estava muito boa, além fatores externos, como a variante Ômicron. O Carnaval assustou um pouco: faltando dez dias tínhamos apenas 10% dos quartos reservados, mas em poucos dias batemos quase 90%. Percebemos que a pandemia mudou bastante o comportamento dos hóspedes quanto à antecipação das reservas”, complementa a executiva.

Mudança no perfil

A mudança não foi só na questão das reservas, mas também em como as famílias aproveitam o resort. “Estão vindo em grupos maiores, com tios e avós, e querem participar mais das atividades com as crianças. Como nosso espaço é muito aberto, conseguimos suprir essa necessidade, principalmente com o complexo esportivo, que passou a ser muito mais utilizado no pós-pandemia.” conta a gerente.

Segundo Ana Paula, os hóspedes estão utilizando muito mais as áreas e espaços externos do hotel, ao invés de permanecerem nos quartos. “Fizemos um estudo de mercado para entender qual seriam as melhores alternativas estratégicas para atender essa mudança. Instalamos pontinhos instagramáveis, balanços e assentos, música ao vivo na área da piscina, luau, e outras pequenas atividades externas em todos os momentos do dia”.

Outro investimento na experiência do hóspede foi a contratação de um especialista em entretenimento e lazer. “Com o expertise do Felipe Rodrigues, ao invés de sermos apenas um resort beira-mar de verão, montamos uma agenda completa de atividades e experiências ao longo de todo o ano, como shows de música e mágica, oficinas de esportes, escolinha do PSG, festivais gastronômicos, entre outras.” reporta a executiva.

Além disso, o público argentino, de alta revelância para o empreendimento, deixou de existir durante a pandemia. “Nesse momento de retomada, estamos vendo uma movimentação de retorno no fluxo de estrangeiros, incluindo americanos. Com isso, estamos registrando entre 5 a 10% da ocupação oriunda de outros países, número que na pandemia era nulo.” conta Ana Paula.

Expansão de eventos e corporativo

O empreendimento também observou intensa procura no setor de eventos, mas para atender essa demanda, o hotel precisa se adaptar a esse mercado. “Como os pilares do resort são privacidade, bem-estar, tranquilidade e contato com a natureza, receber eventos seria uma empreitada muito distinta da proposta do resort.” explica Ana Paula.

“Para não mexer no bloco central e evitar misturar os públicos, decidimos reabrir o bloco Garden, focado no corporativo e em eventos, aumentando o estoque de UHs de 106 para mais de 180”, complementa a gerente.

A mudança de perfil não é só para o público de lazer, mas também no de eventos. “Hoje, as empresas não estão apenas interessadas na capacidade das salas de reuniões, mas também em lugares abertos, coffee breaks, quadras esportivas e espaços para realização de dinâmicas”, finaliza Ana Paula.


Profissionais do turismo criam hub de palestras e capacitações

Composto por cinco experts, o Palestrantes do Turismo chega para trazer conteúdos relevantes ao setor

Empoderar o mercado de turismo com capacitações, palestras e falando a mesma língua do setor. Esta é a principal missão do Palestrantes do Turismo — projeto que une cinco profissionais com vasta experiência no segmento, lançado oficialmente em abril.

No  momento em que as viagens voltam a ganhar tração, gerar conteúdos relevantes de quem faz para quem faz foi o timing oportuno para o nascimento do hub. “Muitos profissionais foram mandados embora e muitas empresas estão em fase de recontratação. O mercado vem precisando reaprender e se adequar, principalmente em áreas como marketing, tecnologia e inovação. Nosso objetivo é empoderar as pessoas para a régua subir, gerando estratégias e resultados”, explica Thiago Akira, consultor de marketing digital para o turismo.

Empreendedores do setor, os cinco palestrantes possuem expertise de mercado e enxergaram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos como forma de auxiliar o setor a alcançar resultados. “Por sermos empreendedores, já erramos e testamos muito. Queremos mostrar o caminho com uma visão de mercado, mas de forma prática e não apenas teórica”, complementa Thais Medina, jornalista e diretora geral da Business Factory.

A ideia do projeto surgiu quando os profissionais apresentaram um painel em conjunto, e sentiram que ali existia uma sinergia de conhecimentos. “Uma fala complementava a outra. Foi uma entrega muito completa, então, pensamos em replicar em algo direcionado para eventos que precisam de curadoria de conteúdos”, acrescenta Akira.

Os principais pilares do Palestrantes do Turismo são: Gestão, Inovação, Anúncios, Comunicação e Marketing Digital. Sabendo das principais dores do setor, o hub busca conectar os temas e gerar conteúdos que englobam todos os assuntos.

O foco são eventos menores e capacitações in company, voltados principalmente para redes hoteleiras familiares, empreendimentos independentes, agências, operadoras e fornecedores do turismo.

Palestrantes do turismo

Os cinco Palestrantes do Turismo

Os palestrantes

Thiago Akira atua como consultor de marketing digital para o turismo e ministra cursos, workshops e palestras pelo país. Atualmente, empreende com uma produtora de vídeo e uma empresa de tecnologia em games e experiências imersivas com realidade virtual e aumentada para eventos e destinos turísticos.

Thais Medina é diretora geral da agência Business Factory e professora na pós-graduação da Fundação Getulio Vargas. Jornalista, a profissional possui mais de 20 anos de atuação em marketing, comunicação, vendas e estratégias para o turismo.

Fernando Alves é analista de projetos para implantação de sistemas de reservas e venda online, com 13 anos de experiência na área de Marketing Digital, E-commerce e Inovação voltados para o setor turístico. É co-fundador da Entur, Escola de Negócios do Turismo do Brasil.

Daniel Françoso desde de 2017 está à frente da plataforma Turbox e também é consultor em transformação digital, gestão de negócios, marketing digital, mentor executivo, palestrante e tem busca contínua por inovações.

Bruno Barbosa é consultor, palestrante e sócio-diretor da Foco Turismo, agência de viagens case de sucesso na Resultados Digitais, co-fundador da Entur e especialista em gestão de agência de viagens, funil de vendas, inbound marketing e CRM. (Por Nayara Matteis)


Com retomada consolidada, Cana Brava Resort (BA) anuncia comitê de sustentabilidade

A iniciativa visa entrar em consonância com as pautas sustentáveis da hotelaria

No Cana Brava Resort (BA), as novidades não param. O empreendimento localizado em Ilhéus (BA) anunciou a criação de um comitê de sustentabilidade, que entrará em vigor a partir de maio. A iniciativa visa alinhar o hotel com o crescimento das pautas ESG (Enviromental, Social and Governance), que estão cada vez mais em evidência, de acordo com Maitê Teixeira, gerente comercial do resort.

WTM-LA - Maitê_Teixeira“Aderir a iniciativas sustentáveis é totalmente necessário. E esse comitê terá essa missão de envolver tanto os colaboradores do hotel quanto a comunidade como um todo, abordando os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e corporativa, dando esse novo posicionamento ao produto, que é extremamente necessária”, comenta.

Além disso, a executiva destaca que a iniciativa também visa manter o índice de satisfação de 96%, meta estabelecida pelo hotel. “Nós conseguimos entregar esse resultado já no primeiro trimestre deste ano, que também fechou com ocupação muito expressiva, de 82%, se aproximando do acumulado do ano passado, de 85%”, acrescenta.

Expansão

Maitê afirma ainda que o hotel planeja entregar quatro novos espaços ao longo do ano. “Uma dessas entregar será o novo prédio administrativo do hotel, que cresceu bastante nos últimos anos em acomodações e serviços, o que faz com que nosso time cresça. Hoje, temos 520 colaboradores trabalhando conosco”, ressalta.

Além disso, também serão entregues a segunda etapa da Villa Premium – previamente anunciada pelo hotel – ,uma nova atração aquática e o início da obra de um novo restaurante.

Distribuição

A gerente comercial também explica que o share de distribuição do hotel contempla diversos canais, com o objetivo de garantir diversidade de opções para o cliente. “Acreditamos que o importante é pulverizar nossas vendas. Temos parcerias com operadoras, clubes de viagens, OTAs e, obviamente, investimos em venda direta. Assim, temos um share bastante diverso”, finaliza.

No ano passado, o Cana Brava capacitou, in loco, 340 agentes de viagens para vender o empreendimento em todos os canais de distribuição. (Por Lucas Barbosa)


Dom Pedro Laguna (CE) aposta no A&B como estratégia para 2022

Hotel de Aquiraz tem investido em novidades gastronômicas para fidelizar o público

Buscando atender às necessidades do cliente, que procura experiências diferenciadas, o Dom Pedro Laguna (CE), administrado pelo WAM Group, vem fazendo investimentos em novas atrações para garantir o avanço dos indicadores ao longo de 2022.

O empreendimento, que tem registrado ocupação entre 60% e 70% nestes primeiros meses de 2022, aposta principalmente no segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) como estratégia para este período de retomada.

WTM-LA - Dom_Pedro_Laguna“Essa área da alimentação é sempre muito vista e comentada pelos hóspedes. E hoje, nosso ponto mais alto é nossa gastronomia, oferecendo por exemplo, jantares românticos para os nossos hóspedes. Além disso, também temos investido em novos espaços, como kids club, academia e área para piquenique”, afirma Giseli Gurgel, gerente de vendas do WAM Group no Nordeste.

Estratégias do empreendimento

Os investimentos em marketing e divulgação também serão priorizados pelo Dom Pedro Laguna ao longo deste ano. “Hoje, nossos principais mercados emissores são os estados de São Paulo e Ceará, onde estamos localizados. Para expandir essa base, temos um plano de Marketing com diversas ações programadas, como a participação nas feiras, que já estamos colocando em prática aqui na WTM-LA”, finaliza Giseli. (Por Lucas Barbosa)


Após “virada de chave”, Serrambi Resort consolida retomada com público doméstico

Hotel pernambucano voltou o foco também para o público regional, a fim de alavancar os indicadores

No Serrambi Resort, a crise definitivamente ficou para trás. O empreendimento pernambucano começou a sentir os primeiros sinais de recuperação ainda em 2021, quando “virou a chave” e passou a focar no público nacional, considerando as restrições impostas pela pandemia para visitantes de outros países.

“Tivemos essa mudança no perfil de público. Antes da pandemia, 50% dos nossos hóspedes eram estrangeiros, e hoje temos trabalhado exclusivamente com o mercado nacional. Temos atraído, inclusive, muitos visitantes regionais, aqui de Pernambuco, o que para nós é muito positivo”, afirma Mônica Lacerda, diretora comercial do Serrambi Resort, que teve ocupação acima de 80% nos primeiros meses de 2022.

Ela afirma ainda que a recuperação da demanda internacional, principalmente do público sul-americano, está retornando, mas em ritmo lento. “Esse movimento de retomada tem acontecido, mas ainda muito timidamente. As companhias aéreas têm tido dificuldade de retomar os voos. Por exemplo, não temos voos diretos da Argentina para Recife, e isso acaba dificultando nossos indicadores neste sentido”, completa.

Expansão

Recentemente, o hotel construiu 22 suítes de alto padrão, devido ao aumento da demanda de público neste segmento. “Ainda este ano, já reformamos todos os apartamentos luxo e o próximo passo será construir um bar de alto padrão na praia. Finalizando isso, todos os apartamentos standard passarão por renovação”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Nannai Resort e as estratégias para elevar experiência do hóspede

Empreendimento pernambucano tem investido em novas experiências para garantir bons indicadores

No Nannai Resort & Spa, o novo momento pede também novas estratégias para garantir a boa experiência dos hóspedes. De acordo com Rodrigo Lins, gerente comercial do empreendimento pernambucano, o resort sempre foi um produto “inquieto”, sempre em busca de melhorias para enriquecer a jornada dos visitantes.

WTM-LA - Nannai“De meados de 2021 até o momento, fizemos algumas alterações no produto. Nosso restaurante está mais amplo e totalmente aberto, aproveitando nosso potencial de A&B (Alimentos & Bebidas). Fizemos uma mudança de cardápio, trouxemos um novo chef, e o resultado disso tem sido bastante positivo”, explicou em entrevista ao Hotelier News.

“Além de toda essa parte da gastronomia, nossa experiência também tem contemplado outras atividades e serviços que oferecemos. Seja no spa ou na praia, temos sempre procurado oferecer o nosso melhor”, complementa.

Ocupação e reformas

Em relação a projeções, o resort espera fechar o primeiro semestre deste ano com 70% de ocupação. “Logo após esse período, esperamos superar – mesmo que ligeiramente – essa projeção, até porque também já estamos sentindo leve incremento da demanda internacional, que vem crescendo desde o ano passado, com o retorno de alguns polos emissores como Portugal, Argentina e Estados Unidos”, acrescenta Lins.

Por ser um produto de lazer, o Nannai Resort & Spa também planeja realizar melhorias na estrutura, aumentando oferta de piscinas, construindo mais um restaurante e ampliando as UHs. (Por Lucas Barbosa)


Hotel Solar do Imperador anuncia expansão de hospedagem

Localizado em Porto Seguro, o empreendimento abrirá mais 80 UHs

O ano de 2022 será de expansão para o Hotel Solar do Imperador. Atualmente com 100 quartos, a propriedade aumentará sua oferta de hospedagem com mais 80 apartamentos. Localizado próximo ao aeroporto de Porto Seguro (BA), o empreendimento abrirá UHs com isolamento acústico e capacidade para receber casais e famílias.

A previsão de entrega das obras é no início do segundo trimestre, mantendo o mesmo padrão de comodidades já existentes no restante das acomodações. O Solar também investirá em placas solares, como forma de entregar uma operação mais sustentável.

No primeiro trimestre de 2022, o hotel conseguiu zerar os prejuízos gerados pela pandemia, após o desenvolvimento de uma estratégia de fluxo de caixa e renegociação com fornecedores. “Em março, chegamos a 79% de ocupação — mesmo número alcançado em 2019. O Carnaval não foi como o esperado, pois sentimos o impacto da variante Ômicron. Esperávamos o melhor verão da história do Solar, mas não seguimos nossa linha tradicional de demanda. Entretanto, as contratações foram mantidas e o primeiro trimestre marcou de vez a retomada”, conta Charbel Tauil, CEO do empreendimento, durante a WTM-LA.

WTM-LA - Charbel tauil

Com a chegada da baixa temporada, o Solar do Imperador aposta em pacotes que combinam gastronomia e bem-estar. Visando entregar mais experiências aos clientes, o empreendimento oferece jantares e massagens em uma mesma hospedagem. “Também contamos com uma adega inspirada nos modelos europeus e trouxemos um chef especialista em gastronomia molecular. Em abril, vamos lançar um churrasco de fogo de chão para hóspedes e passantes”, acrescenta Tauil.

Hoje, o A&B (Alimentos & Bebidas) do hotel representa 30% do faturamento total, e a ideia é seguir elevando os produtos e serviços como forma de impulsionar a receita da propriedade. “Entendemos que a gastronomia seria a virada de jogo que veio como uma tendência. Passamos a usar mais nosso espaço e aumentamos o tíquete médio de consumo, que era de R$80 para R$ 120”, revela o executivo.

Em 2022, a meta é superar em R$ 2 milhões o faturamento de 2019 (R$ 12 milhões). E dentro do planejamento do Solar, os eventos representam uma fatia relevante. Até maio, oito datas estão fechadas para receber ações corporativas, demanda que o empreendimento busca fomentar este ano.

Ecoturismo e NFTs

Na retomada, Porto Seguro vem buscando se posicionar como um destino de ecoturismo. Pegando carona na tendência, o hotel está desenvolvendo passeios em seu sítio — onde os hóspedes poderão visitar o cultivo de hortaliças e se entreter com os animais. “O destino tem se desenvolvido no segmento de turismo rural e já oferece alguns roteiros interessantes. Com isso, o Solar vai oferecer passeios aos clientes com o objetivo de mostrar a preservação da região”, salienta Tauil.

Para marcar seus 30 anos de operação, o Solar do Imperador entra no mundo do metaverso. Ontem (6), o hotel anunciou o lançamento de NFTs comemorativas para apenas 30 pessoas. “Pegamos uma tendência do varejo e trouxemos para a hotelaria. Lançamos selos especiais em comemoração aos 30 anos, reforçando nosso posicionamento disruptivo. A ideia é desenvolver coleções inspiradas nas artes do Solar e também trabalhar o digital como uma nova fonte de receita”, finaliza o CEO. (Por Nayara Matteis)

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska, Nayara Matteis e Lucas Barbosa/Hotelier News