Ao fim do primeiro dia da WTM-LA, aconteceu o lançamento do e-book A Gestão da Jornada do Viajante: novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais, da Resorts Brasil em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas). Na ocasião, estiveram presentes representantes das duas entidades, como Marcelo Picka, presidente da Resorts Brasil; Ana Biselli, diretora executiva; Lilian Carvalho, professora e coordenadora do centro de estudos de Marketing digital da FGV, além de diversos autores, que contribuíram com artigos para a publicação.

“Esse e-book tem o intuito de passar para a comunidade toda a pesquisa que temos realizado sobre o setor”, pontua Lilian. Ela destaca ainda que o lançamento gera valor para o setor de turismo, bastante impactado pelos dois anos de pandemia, e reforçar a necessidade de transformação digital.

Ana ressaltou a fala de Lilian, reforçando os objetivos do lançamento do livro, que possui 24 artigos sobre temas diversos.

Estrutura do e-book

O livro apresentado na WTM-LA é dividido em três seções e aborda transformações evidentes de oferta e demanda no segmento de resorts. “Além disso, também abordamos sustentabilidade ampliada, a relação entre liderança e organização, com provocações importantes. Na parte de contexto, temos elementos que têm impactado os nossos negócios”, explica Ana.

A executiva também fez considerações acerca de reflexões e soluções que o e-book traz. Segundo ela, o intuito é falar da jornada do viajante desde o primeiro momento. “Todas essas reflexões levam a soluções, que afeta diversos momentos, como a precificação nos empreendimentos. Hoje, o viajante entende que isso depende (e muito) da demanda”, acrescenta.

Todos os artigos possuem de cinco a dez páginas, facilitando o estudo sobre os temas abordados. O projeto foi iniciado ainda na gestão de Sérgio Souza, que esteve à frente da Resorts Brasil até o fim do ano passado, quando Picka assumiu a presidência.

“Muita gente foi aderindo à ideia e conseguimos realizar este livro. O mundo muda a cada passo e a academia tem que gerar conhecimento o tempo inteiro, porque o mercado está em constante transformação”, destaca.

“O hóspede demanda mudanças e a hotelaria precisa acompanhar. O momento é apropriado para investir em inovações, tecnologia e outras iniciativas”, afirma Ricardo Mader, que comanda os departamentos de Hotéis & Hospitalidade e Valuation Advisory da JLL e é um dos autores do e-book apresentado na WTM-LA.

O momento foi encerrado por Picka, que reforçou a riqueza do conteúdo trazido no livro. “Gostaria de agradecer a todos os parceiros e todos os envolvidos nesta publicação. Estamos lutando para fomentar a aproximação da academia com o mercado, para que essa parceria gere cada vez mais frutos”, finaliza.

A publicação será disponibilizada para download gratuito no site da Resorts Brasil.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News