WTM-LA: Brasil é um case de sucesso na retomada da Iberostar

Empreendimentos baianos chegaram a 85% de ocupação no 1º trimestre

As três unidades do Iberostar em solo brasileiro se destacaram na retomada do turismo. Com dois hotéis na Bahia e o Iberostar Heritage Grand Amazon, em Manaus, a rede ainda se recupera dos baques da pandemia, mas afirma que os mercados tupiniquins se desenvolveram bem nos últimos meses.

“O ano de 2021 foi complicado para a Iberostar, mas o Brasil foi um case de sucesso e tivemos um segundo semestre muito bom”, conta Ramón Girón, diretor de Operações do grupo hoteleiro para o Brasil. “Apesar das melhorias, ainda não chegamos aos níveis pré-pandemia”, complementa.

Ramón Girón - iberostar

No primeiro trimestre, que contempla a alta temporada, os hotéis baianos chegaram a 85% de ocupação. E a variante Ômicron — grande vilã das férias de verão — parece não ter afetado os resultados da rede. “Na Bahia, tivemos alguns adiamentos. Achamos que o impacto seria mais agudo, mas no fim das contas, não teve tanta relevância”, pontua Girón.

Em janeiro, uma pequena parcela do público internacional voltou a ocupar os quartos dos empreendimentos, com destaque para argentinos e chilenos. “As companhias aéreas ajudaram com a disponibilidade de voos em Buenos Aires”, salienta o executivo. “São boas notícias”.

Outra demanda que parece estar retomando certa normalidade são os eventos. Paralisado por conta das restrições da pandemia, o segmento já representa uma parcela significativa nos hotéis localizados na Bahia.

O Iberostar Selection Praia do Forte também acaba de ganhar um restaurante voltado à gastronomia mexicana, além de receber investimentos e melhorias em seu espaço VIP. “Temos uma demanda de vendas de clientes que buscam exclusividade”, finaliza o diretor. (Por Nayara Matteis)


Armação Porto de Galinhas (PE) reforça foco em experiência

Empreendimento pernambucano registrou ocupação entre 70% e 80% neste começo de ano

No Armação Resort Porto de Galinhas, o lazer tem ganhado ainda mais importância nos últimos anos. Em entrevista ao Hotelier News, Valéria Gordilho, gerente comercial do empreendimento pernambucano, falou sobre as modificações feitas na estrutura de lazer para alavancar os indicadores do resort.

“A gente fez muitas mudanças em toda essa estrutura, fazendo investimentos significativos no lazer da família. Lançamos diversos brinquedos e uma quadra poliesportiva. Além disso, estamos fazendo reformas nas piscinas e construímos mais apartamentos”, pontua.

Ainda segundo Valéria, as mudanças foram realizadas com o objetivo de atender às novas necessidades dos clientes, que buscam experiências diferenciadas. “As expectativas para 2022 são extremamente positivas, visto que nossos indicadores têm trilhado um bom caminho rumo à recuperação”, completa.

Em relação à ocupação média, a executiva afirma que o empreendimento tem performado entre 70% e 80% neste começo de ano. “Obviamente há variações, mas basicamente é isso, e estamos bastante satisfeitos com o indicador”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Luzeiros Hotéis lança categoria focada em long stay

Unidade de Fortaleza contará com 30 studios

As mudanças trazidas pela pandemia impactaram diretamente as estruturas dos empreendimentos hoteleiros. No caso da Luzeiros Hotéis, as demandas por long stay foram as catalisadoras para a criação de uma nova categoria de apartamentos na propriedade de Fortaleza (CE).

O empreendimento, que passou por reformas em sua fachada, aproveitou as baixas ocupações em 2021 para realizar melhorias também em sua oferta de hospedagem. Com as obras em andamento, a rede optou por ampliar 30 UHs — que agora operam como studios de 30 metros quadrados, com capacidade para receber até quatro pessoas.

“Incorporamos as varandas e crescemos os apartamentos em tamanho. Notamos uma demanda por esse formato de acomodação em Fortaleza e criamos um produto com serviços e design”, explica Bárbara Salles, diretora da Luzeiros Hotéis, em entrevista ao Hotelier News durante a WTM-LA.

Os studios contemplam sofá, minicopa, microondas, frigobar e máquina de café em cápsulas. Com café da manhã incluso, os hóspedes ainda têm a opção de solicitar serviços extras, como o de lavanderia. As tarifas são divididas em valores diários, semanais ou mensais.

Com 200 apartamentos, o Luzeiros Fortaleza ainda passará por reformas em 70 UHs, que serão mantidas nos moldes anteriores. “Fortaleza foi o nosso primeiro hotel e já pedia por melhorias. Com a pandemia, enxergamos a oportunidade de realizar as obras com tranquilidade”, diz a diretora. (por Nayara Matteis)


AMResorts chega à América do Sul em 2022

Rede de hotéis de luxo abrirá uma unidade na Colômbia

Com 70 empreendimentos nas Américas do Norte e Central, a AMResorts aterriza no continente sul-americano em 2022. No dia 1º de maio, a rede de luxo abre as portas do Dreams Karibana Cartagena Beach & Golf Resort — em Cartagena, na Colômbia. Ainda sem previsão de desenvolver algum projeto no Brasil, o grupo recebe demandas significativas de hóspedes tupiniquins.

“O hotel da Colômbia terá a bandeira Dreams e contará com todos os padrões da marca e sistema all inclusive. Pensado para atender casais e famílias com filhos, a AMResorts escolheu o país por sua excelente malha aérea e alta procura por hóspedes canadenses e norte-americanos”, explica Ney Neves, gerente de Marketing para o Brasil. O resort terá oferta de 270 apartamentos e ficará localizado a 25 minutos da Cidade Murada – uma das principais atrações do destino colombiano.

Por enquanto, a AMResorts prevê abrir mais cinco propriedades até o fim do ano. “Na Europa, a expectativa é chegar a 55 unidades em 2022. Também iniciamos nossa penetração na América do Sul após a aquisição da Apple Leisure Group pela Hyatt Hotels”, comenta Neves.

Entre os brasileiros, os destinos mais procurados do grupo são México, República Dominicana e Curaçao. “Em 2021, tivemos crescimento de vendas de 58% frente a 2018. Até março de 2022, já estamos com 60% do vendido no ano passado para o público brasileiro”, complementa. Os números da AMResorts sinalizam a retomada do internacional, principalmente entre turistas de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte — maiores compradores da rede. (Por Nayara Matteis)


Mavsa Resort investe em ampliação e indicadores se aproximam do pré-pandemia

Novos espaços visam encantar e fidelizar o público, ajudando a alavancar os indicadores

Localizado em Cesário Lange (SP), o Mavsa Resort & Spa tem investido fortemente na ampliação de sua estrutura. De acordo com Cleiton Francisco, gerente comercial do empreendimento, o resort está prestes a inaugurar um pub no estilo europeu, e uma praça tropical, que deverá ser lançada durante as férias de julho. De acordo com ele, as iniciativas estimulam o aumento dos indicadores.

Cleiton Francisco - Mavsa_Resort“Neste começo de ano, nossa ocupação ficou em torno de 58%, 0,3% abaixo de 2019. Em termos de faturamento, já estamos 3% acima do ano pré-pandemia. Todas as metas para este início de 2022 foram batidas e felizmente não registramos impacto da variante Ômicron, performando de acordo com o que havíamos planejado”, afirma.

Para o restante do ano, o gerente pontua que a meta é ficar entre 67% e 68%. “Baseado no que já performamos, estamos bem confiantes”, completa.

Investimentos

Francisco acrescenta, ainda sem muitos detalhes, que o Mavsa Resort deve investir, ao longo deste ano, na ampliação da quantidade de UHs para atender ao crescimento gradual da demanda. “Ainda não sabemos de quanto vai ser essa ampliação nem quantos quartos serão adicionados, mas o certo é que a expansão vai acontecer e em breve devemos anunciar com mais detalhes”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Sol Ipanema Hotel espera o melhor ano de sua história

Empreendimento teve 50% de sua demanda internacional em fevereiro

O ano de 2022 entrou com grandes expectativas para o Sol Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro. Ainda se recuperando dos baques da pandemia, o empreendimento teve faturamento recorde em janeiro — o melhor da história da propriedade até aqui.

“Se não houver nenhuma surpresa, 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do hotel”, comenta Juliana Girão, gerente de Vendas e Marketing do Sol Ipanema Hotel. “Estávamos receosos com a baixa temporada por conta do corporativo, mas estamos trabalhando para alcançar nossos objetivos”, acrescenta.

WTM - LA - Juliana Girão

Em janeiro, a propriedade registrou diária média acima de R$ 1 mil, encerrando o primeiro trimestre com o indicador 30% superior ao performado em 2019. “Foi um trabalho de todas as mãos do hotel. Nossa localização é privilegiada e oferecemos um bom serviço, sempre com o cuidado de observar as avaliações”, complementa.

E, se depender da demanda, o empreendimento vai concretizar suas previsões. Segundo Juliana, os finais de semana estão lotados, enquanto os dias da semana performam com 80% dos quartos reservados.

“O lazer ainda está viajando e também estamos com muitos hóspedes corporativos, principalmente para long stay. Pelo que conversamos com os clientes, muitos negócios estavam atrasados”, explica.

Em fevereiro, o Sol Ipanema sentiu a retomada dos hóspedes estrangeiros — que representaram 50% da demanda no período. “Deste montante, 30% vieram a negócios. Em março, 60% do nosso público era estrangeiro”, pontua. (Por Nayara Matteis)


Jatiúca Resort: sustentabilidade em foco na retomada

Com as ações, empreendimento alagoano pretende alavancar taxa de ocupação

No Jatiúca Hotel & Resort, as ações sustentáveis estão entre as principais prioridades para 2022. É o que afirma Débora Rodrigues, representante comercial do empreendimento alagoano.

“Todo ano, fazemos diversas mudanças para modernizar o resort, investindo em experiências, ao mesmo tempo em que priorizamos a sustentabilidade. O Clubinho do Jacaré, voltado para o público infantil, foi totalmente modificado.

WTM-LA - Débora_JatiúcaCom o objetivo de reduzir impactos ambientais, substituímos os brinquedos de plástico pelos de madeira”, afirma.
Além disso, o hotel tem incentivado práticas sustentáveis, como a reutilização de toalhas para evitar o desperdício de água. “Sempre buscamos conscientizar os nossos hóspedes sobre o uso das toalhas, incentivando a reutiliza-las”, pontua Débora.

Entre as demais práticas do resort de Maceió, está a promoção da interação dos hóspedes com a natureza. “Nós temos cerca de 71 mil metros quadrados (m²), e justamente por isso o empreendimento tem sido bastante buscado, inclusive no período mais crítico da pandemia, visto que o espaço permite o distanciamento e ainda garantir a boa experiência”, acrescenta.

Perspectivas

Débora pontua ainda que nos três primeiros meses deste ano, o hotel teve ocupação média entre 65% e 80%. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para nós, porque conseguimos enfrentar as incertezas do início do ano mantendo os indicadores em alta. Por isso, nossa meta é fechar 2022 com ocupação de 100%, consolidando a tão esperada retomada, que temos buscado nos últimos anos”, conclui. (Por Lucas Barbosa)


Novotel Itu (SP): empreendimento registra alta na demanda de eventos

Demanda de Mice do resort paulista está aquecida até o fim de 2022

No Novotel Itu (SP), as perspectivas não poderiam ser melhores. De acordo com Gisele Ruiz, diretora comercial do hotel, a demanda de Mice tem crescido exponencialmente na retomada da hotelaria. “Nós temos observado aumento gradual neste sentido, com os eventos bem equilibrados com a demanda de lazer, inclusive”, pontuou em entrevista ao Hotelier News durante a WTM-LA 2022, aberta hoje (5).

WTM-LA - Gisele_RuizA executiva afirma ainda que, apesar das incertezas no início deste ano – por conta do surgimento da variante Ômicron – 2022 deve superar todas as expectativas do empreendimento.

“Foi um início de ano um pouco difícil, mas já retomamos tanto o lazer – nosso carro chefe – quanto os eventos. Temos um centro de convenções muito moderno e muito bem preparado para atender grandes ocasiões. Nos nossos levantamentos, temos observado que essa tendência de alta deve permanecer até o final do ano”, completa.

Ocupação

Ainda de acordo com Gisele, o hotel tem registrado ocupação média em torno de 40% nos primeiros meses de 2022. “O indicador tem crescido de forma substancial e, justamente por isso, nossa meta para o restante do ano é elevar a ocupação a 60%”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Vila Galé encerra 1º tri com 60% de ocupação

Em breve, rede portuguesa abrirá as portas de mais um empreendimento

Com forte atuação no Nordeste, o Vila Galé é uma das redes que marca presença na WTM-LA deste ano. Ainda que o Carnaval não tenha sido dentro do esperado, a ocupação das unidades brasileiras teve média de 60% no primeiro trimestre, segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, CEO do grupo hoteleiro.

“Janeiro e fevereiro foram meses bons, mas com uma leve queda no Carnaval, que não foi tão positivo em algumas praças. Em linhas gerais, os números do primeiro trimestre foram dentro das expectativas, principalmente no segmento de lazer. Já as demandas de eventos ainda em retomada mais lenta”, diz Almeida.

Dentre os destinos com as melhores performances, o executivo destaca as propriedades baianas e Angra dos Reis. Contudo, o CEO explica que a unidade carioca sentiu o impacto das fortes chuvas que castigaram o estado nas últimas semanas.

WTM- LA - gonçalo rebelo almeida

Para o setor de eventos, a expectativa é que as demandas retornem com mais força no segundo semestre, a partir de setembro. Ainda que em ritmo mais tímido, unidades urbanas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador já observam a volta de pequenas reuniões corporativas.

O Carnaval pode não ter sido tão positivo quanto em tempos de “normalidade”, mas a Páscoa é esperada com otimismo pelo CEO. “O feriado de Páscoa é um período com um volume interessante de portugueses viajando do Brasil. Estamos observando a retomada de outros mercados internacionais também”, acrescenta.

Em 2021, o Vila Galé ficou 15% abaixo do registrado em 2019 em termos de faturamento. Este ano, Almeida espera equilibrar a balança e equalizar os prejuízos sofridos durante a pandemia.

Por fim, conforme anunciamos anteriormente, a família da rede portuguesa no Brasil ganhará mais um membro em julho. O Vila Galé Alagoas fica a 40 minutos de Maceió, no município de Barra de Santo Antônio. (Por Nayara Matteis)

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis, Lucas Barbosa e Bruno Churuska/Hotelier News