A entrada no ambiente digital pode parecer simples, mas o pensamento estratégico faz a diferença no futuro. Durante o segundo dia da WTM-LA 2021, Thiago Akira, consultor de Marketing Turístico Digital do Mato Grosso do Sul, apresentou razões para companhias turísticas se voltarem ao posicionamento digital planejado.

“Não tem relação com ser o primeiro no ambiente digital, mas sim em ser o primeiro no pensamento de quem conhece seu produto e o consome. Sendo assim, ter um posicionamento digital é buscar melhorar em outros âmbitos e reforçar o relacionamento no seu nicho”, conta o especialista.

Para tornar mais fácil o entendimento sobre o assunto, Akira elencou cinco pilares que, em sua visão, são imprescindíveis para traçar a estratégia digital. O objetivo é frear a produção de conteúdo e engajamento sem planejamento. A contribuição visa também mostrar que gerar valor ao consumidor é o ponto inicial da colocação.

WTM-LA

Akira: produção de conteúdo sem planejamento não contribui em resultados

WTM-LA: pilares

 

Segmentação

Ter clareza no momento de se posicionar no mercado é o que barra pessoas que não são seu público, de fato. É uma maneira de buscar alinhamento com as necessidades e anseios com quem “sente” as mesmas coisas que a sua empresa.

Isso pode acontecer construindo e entendendo tribos e comunidades que façam parte da sua escolha. Para isso, também é necessário pensar na concorrência que vem junto com os nichos que deseja abordar.

Para se ter ideia do papel deste pilar, Akira na palestra da WTM-LA 2021 salienta que errar nesta etapa pode atrapalhar as seguintes.

Diferenciação

O mercado, inevitavelmente, possui outros players que trabalham com o mesmo público que sua companhia. Por conta disso, pensar em como se tornar referência e autoridade naquele nicho pode transformar e valorizar o produto que é oferecido. A lista pode incluir experiências, preço e facilidades.

O pensamento aqui pode ser feito com base e Benchmarking (melhora ou aperfeiçoamento no desempenho com base no concorrente) e análise Swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, em português). São técnicas que ajudam a mensurar o que outras marcas do seu perfil fazem ou deixam de fazer, colocando companhias no jogo aproveitando oportunidades.

Comunicação

Como já dito, principalmente ao mercado hoteleiro, empresas de turismo precisam buscar menos dependência de terceiros. É com base nisso que existe o reforço quase diário sobre a necessidade de melhorar canais próprios de distribuição e relacionamento.

Além disso, o especialista cita práticas como Marketing Intencional, atratividade do produto, retenção de clientes e conversão de comunicação em vendas. Esses resultados podem ser conquistados, por exemplo, com conteúdos (orgânicos ou não) que geram engajamento — transforma, educa e constrói valor.

Identidade

Talvez parte parecida com a segmentação da sua marca, mas que necessita o olhar interno ainda mais atento. Quem é sua marca? É positivo buscar humanizá-la e criar laços com base no visual.

Isso pode ser feito criando “empatia” com os consumidores por meio de crença e da história de origem da marca. São maneiras de, novamente, engajar, conectar-se à comunidade e converter.

“Criei ele recentemente, pois ele possui características de todos os pilares. É o fator que, por humanizar as relações comerciais, ajuda a quantificar a venda que foi feita ou não com sua marca. O atendimento é essencial nessa equação e pode definir negociações”, complementa Akira ao público da WTM-LA.

Entrega

O produto é o grande motivador dos negócios que o turismo vende. É por isso que, inevitavelmente, saber o nível de satisfação e qualidade do que foi entregue se torna um pilar para o posicionamento digital. Fazer uma entrega ruim ou ser mal avaliado prejudica a evolução.

Atrelado a isso, o comprometimento com o consumidor também ajuda em quesitos como confiança e segurança. São ações pequenas que, como no pilar “Identidade”, pode definir reputação e legado da sua companhia. Ser visto e lembrado de uma maneira positiva garante a chegada de novos clientes e a volta dos habitues.

(*) Crédito da capa: Pexels

(**) Crédito da foto: Reprodução