O Hotel Unique ficou pouco tempo sem liderança. Após a saída de Melissa Oliveira, em dezembro, o hotel de luxo paulista confirmou Wellington Melo como novo diretor geral. Aposta da casa, o profissional atua há 19 anos no tradicional empreendimento localizado no Jardim Paulista, onde começou como garçom. No período, foi galgando promoções, passando por cargos como captain, sommelier e coordenador de A&B (Alimentos & bebidas), entre outros.

Antes de assumir o novo desafio, Melo comandava a diretoria de Operações do Unique. Sua bonita história de crescimento, contudo, não surpreende. Filho de nordestinos, com mãe baiana e pai potiguar, o paulistano de 36 anos traz em seu DNA a paixão por hotelaria. Boa parte da sua família, por exemplo, atuou na área, a começar pelos progenitores.

Seu pai trabalhou como steward no antigo Hilton (no Centro) e ocupou o cargo de chefe de steward no Maksoud Plaza. Já sua mãe atuou como camareira no antigo Caesar Park, também na região central da capital e hoje extinto. E não para por aí: boa parte dos seus tios foram garçons ou cozinheiros em propriedades paulistas. Por isso, para Melo, hotel é quase um sinônimo de casa.

Wellington Melo: trajetória

Decidido a atuar na mesma área dos pais, o novo diretor geral do Unique estudou nutrição na E.T.E Getúlio Vargas, graduando-se em técnico em Nutrição, em 2000. Começou a carreira no Hotel Transamérica São Paulo justamente no departamento que havia se formado. Na sequência, cursou hotelaria na Universidade Anhembi Morumbi e foi o primeiro colocado no curso de sommelier da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers).

Melo nunca parou de estudar e investir em si mesmo, tanto é que possui diversos diplomas. Além disso, é fluente em inglês, francês e espanhol, além de se arriscar no italiano. Aos 23 anos, foi nomeado gerente de A&B do Hotel Unique, sendo mais jovem a estar no posto entre os hotéis cinco estrelas da cidade.

Em 2011, cursou MBA em Gestão de Hotelaria de Luxo na Roberto Miranda Educação Corporativa. Em 2014, estudou Estratégia Gerencial na FGV (Fundação Getulio Vargas) e, três anos depois, concluiu uma especialização em Gestão da Qualidade e de Processos na Fundação Vanzolini.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Unique