A digitalização ganha cada vez mais impulso em nossas vidas. Com a chegada do 5G, é esperado que esse processo se acelere ainda mais, abrindo espaço para novos conceitos. Entre eles está o metaverso, tendência que ganhou mais destaque desde o dia que o Facebook anunciou que mudava seu nome para Meta. Apostando nesse potencial, a WAM Ensino resolveu “entrar” neste mundo virtual.

Para todo mundo ficar na mesma página, metaverso sintetiza a tecnologia que está no ciberespaço e se materializa por meio da criação de mundos digitais virtuais em 3D. Para especialistas, isso possibilitará o surgimento de mundos paralelos contemporâneos, bem ilustrados por sucessos no cinema como Matrix. Em função disso, a Universidade Corporativa da WAM Group – a WAM Ensino – criou uma sala de aula em ambiente virtual.

O projeto do espaço digital da WAM Ensino, que formou recentemente sua primeira turma de curso de Transações Imobiliárias, contou com a colaboração de Leticia Rufino, gerente de extensão da universidade corporativa. Segundo a executiva, a iniciativa visa tornar as aulas mais dinâmicas e despertar a colaboração entre os alunos, além de prepará-los para a evolução das plataformas digitais.

“Queremos formar profissionais completos e prontos para o futuro. Por isso, motivamos os alunos a caminhar na direção da inovação tendo uma experiência digital mais ampla que as tradicionais chamadas de vídeo”, acrescenta Pedro Monforte, professor e sócio-diretor WAM Ensino.

Aposta

Segundo Monforte, a universidade está à frente do treinamento de profissionais em diversas cidades no país, de Gramado (RS) à Fortaleza. Com as salas de aula no metaverso, ele acredita que todos os profissionais poderão ter um treinamento equiparado e de mais troca de experiências.

“Teremos um espaço de muita interação o que em ambiente físico real nunca seria possível devido a questões geográficas, então é um cenário onde todos ganham com uma experiencia prática de um laboratório de argumentação de vendas, por exemplo”, acredita Monforte.

Na prática, os alunos entrarão em uma sala de múltiplos ambientes em que poderão ouvir músicas instrumentais, participar de sala de conversa ou assistirem juntos treinamentos exclusivos veiculados no canal do YouTube da universidade, por exemplo. O ambiente virtual em 3D conta com avatares personalizados com a imagem real de seus habitantes.

O sócio da WAM Ensino ressalta ainda que estudos já realizados com alunos que utilizaram metaverso como plataforma de ensino mostram que a cooperação foi o mecanismo sócio cognitivo mais desenvolvido durante as atividades. “Nesse sentido, o resultado é o uso da tecnologia associada a metodologias fundamentadas no desenvolvimento da autonomia, autoria, colaboração, cooperação e do respeito mútuo. O que favorece a tomada de consciência e metacognição privilegiando valores humanísticos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: xresch/Pixabay