Na contramão da crise, a VOA Hotéis vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Mirando um crescimento sustentável, a startup definiu suas metas para este ano. A rede, que hoje atua em 35 destinos brasileiros, quer encerrar 2021 com 350 unidades em seu portfólio.

Com pouco mais de um ano de operações, a empresa vem expandindo de forma consciente, mas não desacelerada. Em junho de 2020, a rede digital de hotéis contava com 50 unidades sob seu guarda-chuva em 26 localidades e hoje já soma 85 empreendimentos parceiros. Liderada por José Eduardo Mendes, a startup chegou a triplicar a receita em algumas propriedades.

Com presença nas principais capitais, a challenger do mercado viu muita oportunidade de expansão no interior do país, onde o segmento é mais carente de correta estratégia de distribuição. Cidades interioranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, por exemplo, estão entre os novos mercados secundários e terciários penetrados pela VOA.

Com um modelo de negócios baseado na venda de uma rede hoteleira focada em gestão tech, a empresa leva soluções e tecnologia para dentro de hotéis, muitas vezes, com gestão familiar. Entre elas: distribuição e precificação. A primeira melhora a taxa de ocupação do hotel. A segunda possibilita chegar a um preço correto de acordo com a demanda existente e com o momento em que a região está vivendo, como explica Karol Garrett, head Comercial, de Distribuição e Performance da VOA.

“Através do nosso software de distribuição online de inventário, temos a possibilidade de ter um alcance muito maior a nível de presença nos principais canais de vendas. Estamos sempre atrás de novos parceiros para ampliar a presença dos hotéis a nível global, aumentando o share e a distribuição de clientes de uma forma homogênea”, relata a gestora.

No entanto, a VOA prima por construir uma relação de reciprocidade com os hotéis antes de somar números em seu portfólio. A empresa acredita que 35 novos estabelecimentos parceiros nos últimos 10 meses é um número sutil, visto que opta por um crescimento mais lento, zelando pela consistência e qualidade dos empreendimentos que são trazidos para dentro da plataforma.

VOA Hotéis: potencial de crescimento

Atuando em tecnologia, Revenue Management, distribuição, treinamento e padronização, faz com que os hotéis brilhem aos olhos do mercado. Entre os pilares da VOA está o DNA hoteleiro, com 90% de seus colaboradores tendo atuado em hotéis, operadoras, OTAs e outras empresas do segmento turístico.

Além do crescimento previsto, a rede está ampliando a equipe de executivos comerciais para que esses estejam nos principais polos de clientes a nível nacional. “Como trabalhamos estratégias de vendas de uma forma bem dinâmica, estabelecemos agendas semanais com nossos parceiros sempre identificando oportunidades em conjunto, o que agrega muito para a VOA”, finaliza Karol.

(*) Crédito da foto: Divulgação/VOA Hotéis