Após conversas com companhias aéreas, o governo federal se prepara para fazer um comunicado já esperado, e que está em fase final de negociação: o lançamento oficial do Voa Brasil. O programa, anunciado em março deste ano pelo Ministério de Portos e Aeroportos, que cria uma “cota” de passagens mais baratas por voo, pode ser lançado formalmente no dia 20 de dezembro.

O plano é instituir um percentual de bilhetes por voo que não sofrerá os constantes (e pesados) reajustes de preço conforme a data da viagem se aproxima, aponta o G1. Hoje, é possível verificar grande diferença de tarifas caso o passageiro faça uma cotação das passagens e, depois, refaça a operação dali a uma semana.

O anúncio da nova lógica de preços deve ser feito por Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, e pelos representantes de duas empresas aéreas. A data escolhida para o lançamento oficial do Voa Brasil coincide com o pico do movimento nos aeroportos em razão das férias escolares e da proximidade das festividades de fim de ano.

Passagens mais baratas

O ministro vem conversando com as empresas aéreas há meses, e as negociações agora chegaram a um ponto consensual. No mês passado, Costa Filho havia anunciado o compromisso de as companhias apresentarem um plano de redução do preço das passagens.

“Fizemos uma reunião com as companhias aéreas que se comprometeram a apresentar um plano para que a gente possa buscar a redução no custo das passagens no Brasil”, afirmou.

Segundo dados mais recentes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), referentes a agosto, o preço médio das tarifas é de R$ 649,17. “Sabemos que o aumento das passagens é uma questão mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, nós tivemos incremento nas passagens aéreas. O que nós não podemos aceitar e permitir são aumentos abusivos que têm prejudicado a população brasileira”, finaliza o ministro.

(*) Crédito da foto: iStock