De Ipojuca, Pernambuco*

Hoje (30) a tarde foi realizada a coletiva de imprensa que marcou a abertura do Visit Pernambuco. A feira, realizada em Porto de Galinhas (PE), contou com a presença de Gilson Machado, presidente da Embratur. Uma de suas falas remeteu ao papel que o turismo deveria ocupar na economia. “O turismo no Brasil precisa ser como um agronegócio e valer 20% do PIB”.

Compuseram também a mesa de participantes da coletiva Antônio Neves Baptista, presidente da Empetur; Eduardo Tiburtius, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau; Massimo Pellitteri, presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas; Alexandre Alves, gerente do Sebrae-PE; e Carol Vasconcelos, secretária municipal de Turismo de Ipojuca.

Visit Pernambuco: investimento em marina e porto

Ainda em sua fala, Machado ressaltou a força que os empresários têm em cada um dos principais destinos turísticos do Brasil, como a própria Porto de Galinhas. Gramado (RS), Maragogi (AL) e Jericoacora (CE) foram outros exemplos citados pelo presidente da Embratur. “É preciso replicar e transformar outros destinos em cases”, avalia.

Entre as formas para melhorar o fluxo de viajantes, Machado disse que o governo analisa a implementação de uma marina e de um porto para receber navios de cruzeiros em Porto de Galinhas. “O Brasil é excelente para esse tipo de investimento devido a falta de intempéries da natureza como furacões, comum no Caribe todos os anos”, explicou.

Outro ponto que Machado tocou é o do número de turistas brasileiros que saem do país todos os anos. “São 11 milhões de brasileiros de alto poder aquisitivo que viajam para fora todos os anos. Precisamos incentivar a permanência deles aqui. Creio que estamos no caminho certo. Nada se compara ao nosso país em termos de atrativos naturais. Antes da pandemia apenas 10% das buscas em todo o mundo eram para o turismo de natureza. Hoje, depois que a pandemia começou, 54% buscam por esse tipo de viagem”, revelou.

visit pernambuco 2020Baptista, Tiburtius, Pellitteri, Machado, Alves e Carol durante a coletiva de imprensa do evento

Custos mais altos e retomada consciente.

Massimo Pellitteri ressaltou que a retomada veio com custos mais elevados em todos os aspectos. “Além dos custos em alguns insumos terem aumentado, ainda sofremos com a malha aérea. Estamos começando devagar, porém com uma base boa”, descreveu. “Começamos a recontratar os funcionários que foram demitidos”, complementou.

Antonio Neves comentou sobre a importância da união de todos em prol do turismo e que Pernambuco é um destino completo em termos de cultura, praia e lazer. Já Eduardo Tiburtius contou sobre o pacto que foi feito em Porto de Galinhas. “Desde o início da pandemia, sempre dissemos que, quando a reabertura fosse feita, que fosse da melhor forma, com consciência e embasamento da segurança para todos.”

Durante a pandemia o destino capacitou mais de 3 mil agentes nacionais e internacionais. E, do lado social foram distribuídas mais de 165 toneladas de cestas básicas para todos aqueles que dependem do turismo, casos de jangadeiros e bugueiros, por meio de uma ONG.

“O mais importante é essa parceria que temos. Este evento é uma última etapa de um processo que começou lá atras. Estamos mostrando que Porto de Galinhas está pronta para receber os turistas. Em 2021, é imprescindível que o setor seja uma prioridade no país. É um segmento que movimenta outros segmentos e não existe outro que tenha esse diferencial”, disse.

Carol Vasconcelos finalizou dizendo que todos os processos criados no destino contam com protocolos. “Jangadeiros, bugueiros, hotéis… Estamos fazendo nossa parte. Fomos o primeiro município a fechar a praia e sabemos da importância em reabrir de forma consciente e duradoura”, comentu.

O Visit Pernambuco é uma realização do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas. A feira tem parceria com o Sebrae, governo federal (por meio da Embratur) e do governo de Pernambuco, representado pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e a Empetur.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) A reportagem viaja a convite da organização