Visit Iguassu - contasPresidente Felipe Gonzalez, o vice-presidente, Jaime Mendes e a diretora-Executiva, Cristiane Santos

Aconteceu na última quinta-feira (16), a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, realizado pelo Visit Iguassu. Assim como no caso da SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), o encontro aconteceu online devido à pandemia. Além da prestação de contas, a reunião ainda abordou discussões baseadas na busca de um plano de manutenção até dezembro deste ano.

Com a aprovação das contas, a reunião seguiu ainda para alguns anúncios. Dentre eles, a informação que, a partir de agosto, a entidade ficará mais enxuta e precisará do apoio dos associados para sair da crise.

“O Visit Iguassu sempre foi uma ferramenta imprescindível na captação de eventos e visitantes para o destino Iguaçu e isso será muito mais forte no retorno das atividades cotidianas. Pensando nisso, temos que pensar em preservar a instituição e sua saúde financeira, e, para isso, como diretoria, tivemos que tomar uma das decisões administrativas mais drásticas, com a desmobilização de 80% da equipe e manutenção das atividades essenciais até que haja a retomada do turismo do destino”, diz Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu.

Ainda segundo o presidente, o principal objetivo para os próximos meses é honrar com todas as obrigações da instituição e planejar uma retomada que ainda não está clara. “Acredito que tudo que estamos passando nunca esteve nos planos de nenhum gestor. Mas agora o foco é pensar no futuro, tanto do Visit Iguassu, como no de seus colaboradores. Como a instituição é sem fins lucrativos, vamos precisar ainda mais do apoio de nossos parceiros e associados para que os trabalhos retornem com força", finaliza.

Durante a assembleia, representantes de outras entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz, manifestaram seu apoio. “A instituição precisa ser mantida a todo custo. Em todos os processos de sucesso que o turismo de Foz do Iguaçu e região passou, o Visit Iguassu teve papel de protagonista. Hoje, precisamos ainda mais de uma união empresarial e demais instituições para manter o trabalho dessa, que é uma instituição imprescindível para o Destino Iguaçu”, diz Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Visit Iguassu: próximos passos

Concretizada a reunião, os próximos passos agora concentram-se na retomada. Para as próximas semanas, os trabalhos serão focados na reestruturação de um plano de ações para o restante de 2020. Além de um trabalho de relacionamento da diretoria com todo o corpo de associados e parceiros da Gestão Integrada do Turismo.

Patrícia Iunovich, superintendente de comunicação de Itaipu, ainda reforçou o trabalho que a binacional vem realizando e acredita em um cenário mais positivo em breve. “Já estamos trabalhando com foco em voltar a receber visitantes. Itaipu vem se colocando como uma grande apoiadora de toda a região e em breve colocará para apreciação de todos, as campanhas de marketing em parceria com os atrativos turísticos para a atração de visitantes. Tudo para que o destino se recupere e seja ainda mais fortalecido”, comenta.

“Já estamos em contato com as companhias aéreas e com a retomada já temos promessas de um bom fluxo de voos, então, manter nossas instituições fortalecidas é primordial, pois serão elas que irão trabalhar em apoio a atração dos visitantes”, complementa Gilmar Piolla, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Visit Iguassu