Operando desde dezembro do ano passado sob nova gestão, a Villaê Pousada vem se recuperando do baque da segunda onda da pandemia. Com ofertas de hospedagens de hotelaria e short-term rental, o empreendimento localizado em Pirenópolis (GO) atua em diferentes frentes, o que vem se mostrando benéfico para a retomada.

No total, são 50 UHs e uma casa de aluguel de temporada com três suítes. A pousada, que nasceu em meio a crise, foi arrendada onde antes operava outro meio de hospedagem. “Em fevereiro de 2020 o empreendimento encerrou a operação. Foi uma remodelagem de algo que já existia. Em março e abril de 2021 fomos impactados pelos decretos e paralisamos as atividades por 15 dias”, conta Ana Clara Lima, proprietária da Villaê.

A hospedagem foi concebida em setembro de 2020, quando os casos de Covid-19 sinalizaram estabilidade, cenário que motivou a abertura da pousada. “Houve uma motivação do mercado e, de maneira geral, as pessoas se sentiam mais seguras para vir a Pirenópolis”, explica Ana.

Em dezembro, a taxa de ocupação permitida na cidade era de 85% e desde março novos decretos permitem apenas 55% de reservas da oferta total. De início, a Villaê chegava a 25% de ocupação durante a semana e próximo aos 85% aos finais de semana. Em março, o indicador chegou a 17%, com retomada gradativa em maio e junho, alcançando os 45%.

“Focamos muito na preparação da equipe seguindo todos os protocolos para abrir. Fizemos os cursos disponibilizados pelo município e alteramos alguns processos internos. Temos ao nosso lado uma estrutura arejada, com poucos ambientes fechados”, pontua Ana.

Temporada aguardada pela hotelaria da região, julho vem performando de maneira otimista. Assim como outros empreendimentos goianos, a Villaê Pousada observou mudanças na jornada de reservas, que estão sendo feitas de última hora. “As vezes começamos a semana com 15% e acabamos com 50% de ocupação. Apesar do mês não estar sendo movimentado como esperávamos, existe a perspectiva de vendas last minute. Nosso público principal é de Goiânia e Brasília, que não depende da compra de passagens, por exemplo”, acrescenta.

Villaê Pousada - ana clara

Ana: reservas estão chegando de última hora

Villaê Pousada: distribuição e precificação

Para definir valores, Ana explica que uma ampla pesquisa de mercado foi feita para analisar a concorrência. Ela destaca que manteve o tarifário flutuante, adotado pela antiga gestão, mas que até chegar aos preços finais muitos testes foram realizados. “Começamos a testar, a subir 5%, 10% e descer quando achávamos necessário. Foi tentativa e erro”.

A Villaê House, oferta de aluguel de temporada, oferece total acesso à estrutura da pousada com a possibilidade de café da manhã incluso, cobrado à parte. A hospedagem é comercializada pelo Airbnb e por canais diretos, mas não está disponível nas OTAs. “Eu diria que 50% das nossas vendas são pelo Airbnb e os outros 50% diretamente conosco. Recentemente, recebemos influenciadores na casa, o que resultou em muitas reservas”, avalia Ana.

Mesmo com o café da manhã vendido separadamente, ela pontua que a receita não tem grande expressividade no faturamento da pousada. “Nós não divulgamos muito essa possibilidade. A casa acomoda até oito pessoas e aos finais de semana recebemos entre 80 e 100 hóspedes nas outras UHs. Logo, seriam apenas oito cafés a mais”.

Antes da abertura oficial, a Villaê recebeu um evento corporativo, o que Ana explica que funcionou como um teste para a equipe. “Consertamos vários pontos antes da inauguração. Também realizamos eventos familiares ou para grupos de amigos”.

Estrutura

Localizada em um terreno de cinco mil metros quadrados, a Villaê Pousada é dividida em três alas: Charme, Varandas e Serra. Cada uma opera de maneira individualizada, o que permite ao empreendimento receber eventos e hospedagens particulares simultaneamente.

Na ala Charme estão situados os quartos maiores, que chegam a 45 metros quadrados. O público-alvo do setor são as famílias, pois os apartamentos estão mais próximos ao restaurante e área de piscinas. Já a Varandas oferece suítes com varandas individuais ou compartilhadas, hospedando principalmente casais. Por fim, a ala Serra é a mais distante da recepção e possui acesso privativo. Com quartos de 28 metros quadrados, a área conta também com piscinas.

Em sua estrutura, a pousada dispõe de cinco piscinas no total. O empreendimento ainda oferece sauna, hidromassagem, jacuzzi, salão de jogos e uma fogueira suspensa para os hóspedes aproveitarem o frio de Pirenópolis quando a noite cai.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News