A pandemia trouxe grandes problemas àqueles que desejavam ou precisavam viajar de avião e, com o relaxamento das medidas, se esperava que estes deixassem de existir. No entanto, as preocupações dos viajantes persistem, revela o Phocuswire. De acordo com um recente estudo da Egencia, 73% dos viajantes corporativos frequentes dizem que suas viagens recentes foram interrompidas de alguma forma, incluindo atrasos e cancelamentos de voos.

A pesquisa, que consultou cerca de 2,25 mil viajantes da França, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que 69% dos viajantes de negócios agora esperam interrupções nas viagens. Para gerenciar essas questões, 96% dos participantes do estudo alegam valorizar soluções tecnológicas. Os que estão mais propensos a usar ferramentas digitais, como aplicativos e agentes virtuais, são três a cada quatro entrevistados (74%).

Os participantes da pesquisa citam obter atualizações em tempo real, economizar tempo, receber suporte imediato e personalizado de uma agência de viagens corporativa, evitar filas no atendimento ao cliente e ter mais opções para novos arranjos como os principais benefícios do uso da tecnologia para gerenciar interrupções de viagem.

Ideias e propostas

Embora exista uma variedade de ferramentas disponíveis, 49% dos viajantes de negócios dizem que preferem simplesmente cancelar sua viagem. No entanto, apesar do caos, 94% dos viajantes de negócios dizem que ainda veem as vantagens de viajar a trabalho. Por este motivo, muitos dos viajantes desejam opções automatizadas no futuro, com 34% dos viajantes frequentes solicitando alertas de voo preditivos e 28% querendo voos remarcados automaticamente.

“Os viajantes de negócios estão cada vez mais preocupados em enfrentar problemas na estrada e obter o suporte de que precisam”, alega Mark Hollyhead, presidente da Egencia. “Seja qual for o propósito de uma viagem, se você tomar a decisão de viajar é um investimento em tempo.”

Para trazer aprimorar a experiência de seus clientes, a American Express Global Business Travel, que comprou a Egencia da Expedia em maio de 2021, lançou um novo assistente virtual em seu aplicativo móvel. Segundo Mark McSpadden, vice-presidente global de Produtos e Experiência do Usuário da Amex GBT,  o bot aumenta a eficiência e reduz os tempos de espera para os clientes.

Essas iniciativas se mostram cada vez mais importantes para o setor, visto que as viagens corporativas ainda enfrentam grandes desafios neste período de retomada. “Durante a interrupção, cada segundo é importante para o viajante, para o consultor de viagens e para o ecossistema de viagens”, completa McSpadden.

(*) Crédito da foto: StelaDi/Pixabay