O retorno à normalidade ainda está distante para brasileiros, mas traçar planos não é proibido. A incerteza para o segundo semestre ainda existe, mas o ímpeto de viajar é presente em parte das pessoas. De acordo com a Booking, 81% dos tupiniquins pretender fazer viagens dentro do país assim que as restrições nos estados sejam encerradas. O índice faz menção aos turistas de lazer, segmento que deve guiar a retomada.

Em seguida, o comportamento do público corresponde ao restabelecimento do contato com familiares (76%) e reencontro com amigos (75%). Além disso, a depender do otimismo de 67% dos entrevistados, é possível imaginar viagens no futuro próximo. Por outro lado, 33% dos viajantes brasileiros planeja conhecer destinos distantes no pós-pandemia.

No julgamento da companhia, o hiato nas viagens mudou a visão do consumidor brasileiro. Mais da metade (58%) pretende evitar alguns países, além de 68% ter aproveitado o tempo para planejar melhor esse acontecimento graças ao tempo da quarentena.

Viagens: outros dados

Ainda com relação comportamento do turista, seis em cada 10 (62%) viajantes querem visitar praias — ainda em 2021. Este destino e spas estão entre os primeiros locais para 23% dos brasileiros.

A pesquisa encomendada pela Booking entrevistou 28.042 mil pessoas em 28 países e territórios em janeiro de 2021. O grupo pretende viajar nos próximos 12 meses.

(*) Crédito da foto: Johannes Andersson/Unsplash