Quincozes: empreendimentos independentes correpondem a 75% do mercado

A Vega I.T., empresa de solução tecnológica para hotéis, está de olho em uma importante parcela do setor no Brasil: meios de hospedagem independentes. Atualmente, a marca tem as grandes redes como seu principal cliente, respondendo a 70% da receita. O restante é formado pelos empreendimentos independentes. No entanto, Matheus Quincozes, diretor executivo da empresa, afirma que o objetivo é inverter essa proporção até 2020.

A ideia da inversão no público é baseada na alta presença de empreendimentos independentes no Brasil. "Eles respondem a 74% do mercado hoteleiro no Brasil", lembra o executivo. A maior parte da clientela da Vega I.T. está localizada no Nordeste e Sudeste no Brasil. "Acreditamos muito no Nordeste, pois se trata de uma região desfalcada de soluções digitais e que podemos trabalhar bastante", pontua. 

Vega I.T.: Consolidação no mercado

A marca começou a trabalhar com grandes redes desde 2008, iniciando seus trabalhos com a Atlantica Hotels. Hoje, atende também à Meliá Hotels, Mabu Hotéis, Nobile Hotéis e Doispontozero Hotéis.

No começo, a empresa atuava mais com a solução de gerenciamento de internet, contudo, foi ampliando seus serviços. Hoje atuam em muitos outros vetores, presentes em todos os processos de estadia do hóspede. "Os meios de hospedagem contam com a gente antes, durante e depois da estada. Dizemos que são três fases: atrair, impressionar e fidelizar", destaca. 

Desde que começou a trabalhar com as grandes marcas, a Vega I.T. registra uma média de crescimento de 40% ano a ano. "Nossa pior época foram os períodos de crise, onde crescemos acumulado quase 70%", afirma. 

Mesmo assim, a empresa conta com briga constante nos mecanismos de buscas, que, por conta de espaços comprados por OTA's, os hotéis aparecem menos em buscas orgânicas, diminuindo a possibilidade de vendas diretas. "É bom lembrar que as OTA's não são inimigas do hotéis. Na verdade, tratam-se de aliados. Mas é inegável que os estabelecimentos preferem vendas em canais diretos. Por isso, muitas vezes optamos por abordagens em redes sociais, por exemplo, onde podemos estreitar relacionamento com o público final", ressalta. 

Novidades da Vega I.T.

Uma das novidades que a Vega I.T. apresentou foi a parceria com a Nobile Hotéis para o desenvolvimento da nova plataforma Ameris by Nobile. "Esperamos ser a maior rede de hotéis independentes do Brasil. Os hoteleiros ficam preocupados com taxas necessárias para ter seu espaço no setor. A Ameris veio para isso, dar poder de compra, venda, tecnologia, distribuição e fidelidade", relembra. A empresa conta com o apoio de mais duas especialistas em tecnologia: Desbravador e Visotech. 

Além disso, a Vega I.T. se tornou a primeira parceira do TrypAdvisor na América Latina. Agora, com o acesso da marca ao portal de avaliação, os hóspedes não precisarão realizar a pesquisa de satisfação duas vezes: uma do empreendimento e outra no TrypAdvisor. "As sugestões e reclamações já vão direto para a plataforma. Isso pode facilitar o trabalho dos hotéis em melhorarem serviços e estruturas com base no que seus clientes apontam ou comentam durante ou depois da estadia", explica. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vega I.T.