O desenvolvimento de projetos da Hard Rock Hotels no Brasil está em fase de mudanças internas. Isso porque um de seus controladores, a VCI SA, vendeu integralmente sua participação nos negócios da rede, em uma operação coordenada pelo Itaú BBA e Urca Capital, que assumirá o controle dos empreendimentos, segundo informado pela Veja.

O empresário Samuel Sicchierolli, responsável por trazer a marca ao país, vendeu sua participação na holding que administra alguns empreendimentos da bandeira internacional. Inicialmente, a transação contemplava apenas a parte do executivo, mas que após a due diligence, derivou para a compra de 100% do capital da VCI.

O movimento tem como objetivo capitalizar a companhia, visando acelerar as entregas dos hotéis em Fortaleza e São Paulo. O valor da transação não foi divulgado. A VCI era responsável pela incorporação dos empreendimentos de multipropriedade como Hard Rock Hotel Fortaleza (CE), Hard Rock Hotel Ilha do Sol (PR), e Hard Rock Hotel Jeri (CE).

Sicchierolli, fundador da VCI, ficou com uma opção de compra futura de participação acionária e algumas frações imobiliárias dos projetos da Hard Rock. O empresário negociou o processo de cisão da marca Registry Collection, braço de luxo da Wyndham Hotels & Resorts, para uma empresa onde mantém controle societário.

Momento difícil

A negociação acontece em um momento em que a VCI e seus projetos Hard Rock recebiam diversas críticas por atrasos nas entregas de resorts em Fortaleza e Ilha do Sol, que deveriam ter aberto as portas em 2020.

O objetivo da empresa era entregar oito unidades no Brasil até 2028. Além dos seis já anunciados pela marca global, foram revelados planos para outros dois projetos com a VCI, assumidos agora pela Urca Capital, que deverá dar continuidade ao plano de expansão da companhia no país.

Em 2021, a holding tinha planos de chegar a 10 projetos de marcas inéditas em solo brasileiro, sendo nove de multipropriedade e um em formato de hotelaria tradicional, com um VGV (Valor Geral de Vendas) projetado de R$ 6 bilhões.

O Itaú BBA entrou em contato com a reportagem do Hotelier News para esclarecer que “A respeito da matéria ‘VCI Vende Participação nos Negócios da Hard Rock Hotels no Brasil’, publicada em dezembro de 2023, o Itaú BBA esclarece que, diferentemente do que diz a reportagem, não coordenou a operação de venda da rede hoteleira da VCI e não assumiu o controle ou possui participação no empreendimento”.

Atualizada em 08/03/2024 às 15h26

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hard Rock Hotels